Imperatriz

Dia Internacional da Mulher

As manifestações femininas no século XIX surgiram dentro dos movimentos operários, questionando a jornada de trabalho e os salários medíocres que eram oferecidos. Dessa forma, o discurso era em prol da melhoria das condições de trabalho e o fim da exploração do trabalho infantil, comum à época da Revolução Industrial.

Por isso, pode-se afirmar que a criação do Dia Internacional da Mulher não se refere apenas ao incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, quando cerca de 130 operárias morreram carbonizadas. Dessa forma, incidente ocorrido em 25 de março daquele ano marcou a trajetória das lutas feministas ao longo do século 20, mas os eventos que levaram à criação da data são anteriores a esta tragédia.

A celebração do primeiro Dia Nacional da Mulher ocorreu em maio de 1908 nos Estados Unidos, quando cerca de 1500 mulheres aderiram a uma manifestação em prol da igualdade econômica e política no país. No ano seguinte, o Partido Socialista dos EUA oficializou a data como sendo 28 de fevereiro, com um protesto que reuniu mais de 3 mil pessoas no centro de Nova York. Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países.

Com a Primeira Guerra Mundial, surgiram mais protestos por todo o mundo. A data consagrou-se 8 de março de 1917,  quando 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, em um protesto conhecido como "Pão e Paz". A oficialização do Dia Internacional da Mulher ocorreu apenas em 1921.

Resultado de intensas manifestações, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo e, em 1977, o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

Edna Ventura, secretária municipal de políticas para a mulher e sua equipe de trabalho em atividade nas ruas de Imperatriz