Imperatriz

Escola Bilíngue

A primeira Escola Bilíngue do Maranhão e a segunda do país encontra-se em Imperatriz. 

Inaugurada através da Lei nº 1453/2012, a Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Fialho, localizada no bairro São José do Egito, atende aproximadamente 63 alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

"Sou gestora da primeira escola bilíngue no Maranhão e sou orgulhosa disso, porque sou a fundadora da Educação de Surdos em nossa cidade em 1986. Desenvolvemos esse trabalho com todo carinho, trabalhando com o surdo para que ele possa ser incluso no ensino regular com equidade, na mesma condição do ouvinte. O aluno aqui na escola passa por um processo da aprendizagem da sua língua materna que é a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e da Língua Portuguesa como segunda língua, mas utilizando as duas línguas de maneira paralela". 

Sobre outras ações desenvolvidas na escola, Maria Ivanilde explica: “Além do ensino em sala de aula, nós também desenvolvemos projetos, como Meio Ambiente, Leitura, Pintando o sete, dentre outros. Também realizamos na escola cursos de capacitação como: oficinas de arte, dança, corte e costura e informática com alunos, mães e pais através de parcerias firmadas com instituições como: SENAI, Casa da Amizade e Rotary Club”.

Nas fotos, atividades pedagógicas nas turmas da Escola Bilíngue

 

.