SUMPDEC

Defesa Civil

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transportes e Serviços Públicos, que tem o objetivo de reduzir desastres através de ações preventivas, de preparação para emergências, de resposta aos desastres e de reconstrução.

Ela trabalha a fim de reduzir perdas materiais e humanas, de forma multissetorial e nos três níveis de governo (federal, estadual e municipal) por meio da participação comunitária. Além de fiscalizar bares e similares, postos de combustíveis, postos de distribuição e venda de GLP (gás de cozinha), e casas de shows, a Defesa Civil notifica e fiscaliza as áreas de risco e as áreas ribeirinhas onde ocorrem alagamentos devido ao período de inverno.

Órgão disponibiliza o serviço via WhatsApp (99) 99152-0832, de âmbito local para atender a comunidade do município.

Além do atendimento via WhatsApp, o cidadão pode procurar diretamente a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, na Rua Rafael de Almeida, nº 600, Bairro São Salvador, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira.

Contato: defesacivil@imperatriz.ma.gov.br

Quando chamar a Defesa Civil

• Desastres naturais (inundação, alagamento erosão e entre outros) com vítimas e desabrigados;

• Construções e aterros na margem de riachos, córregos, rios e taludes.

• Rachaduras, trincas, fissuras, infiltrações em edificações apresentando situações de risco;

• Imóveis, muros e pontes com risco de desabamento;

• Poste de eletrificação e árvore com risco de queda;

• Pontos de vendas e depósitos de gás liquefeito de petróleo (GLP) – gás de cozinha, clandestino.

Endereço: Rua Rafael de Almeida nº 600 - Bairro São Salvador

Superintendente

Superintendente Jadiel Filho

Desde 2018 faz parte da equipe da Defesa Civil. Formado em Gestão Ambiental, possue habilidades técnicas em diversos aspectos da proteção e defesa civil, como treinamento de combate a incêndios e atendimento pré-hospitalar em parceria com o SAMU. Acumula experiência como coordenador de equipes e responsável pelos projetos da pasta. Antes de ingressar na Defesa Civil, trabalhou na Funai de 2009 a 2012, atuando inicialmente na área social e depois na administrativa.