zoonoses

IMUNIZAÇÃO

Vacinação contra a raiva ocorre neste sábado na zona rural

Antirrábica é obrigatória para cães e gatos a partir de quatro meses de idade

Publicado em: 24/08/2021 por Ariel Rocha

Secretaria de Saúde

Vacinação contra a raiva ocorre neste sábado na zona rural

Já a etapa da campanha de vacinação ocorrerá na zona urbana de Imperatriz em outubro. (Foto: Patrícia Araújo)

Dia D da vacinação contra a raiva em cães e gatos ocorre neste sábado, 28, em diversos pontos da zona rural de Imperatriz. A Unidade de Vigilância em Zoonoses vai realizar a ação nos povoados Olho D'água, São Félix, Coquelândia, Petrolina, Vila Conceição I e II, Km 1.700, Embiral, Cacauzinho e Vila Davi I. Imunização antirrábica é obrigatória para animais a partir de quatro meses de idade, com atenção aos reforços anuais.

O coordenador da Vigilância em Zoonoses e médico veterinário na unidade, Cairo Vinicius, ressalta a importância da vacinação contra raiva e os graves riscos de não executar a imunização dos animais de estimação. “Raiva é uma zoonose, que é uma doença infecciosa transmitida entre animais e pessoas. Como trata-se de uma doença grave, sem cura e que leva a óbito aqueles que são acometidos, a única forma de prevenção é com a vacina”, comenta.

Já o Dia D na zona urbana ocorrerá em 02 de outubro, com pontos nas Unidades Básicas de Saúde Vila Lobão; Vila Redenção; Santa Rita; Três Poderes; Nova Imperatriz; Milton Lopes; Santa Lúcia; Ayrton Senna; Planalto; Conjunto Vitória; Cafeteira; Bom Jesus; e Parque Amazonas. Também nas escolas municipais Mutirão; Leôncio Pires Dourado; Frei Osvaldo Caronine; Darcy Riberio; Parsondas de Carvalho; Pedro Abreu; e Morada do Sol.

Serão montados postos nas Feirinhas do Bom Sucesso e Ferro de Engomar. Também nas praças do Parque Alvorada; União; São Miguel; da Viola; São Miguel; e Brasil. Assim como na Igreja Maranata; Unidade Regional de Saúde de Imperatriz (Funasa); o Sesi; Clube da Sucam; e Associação de Moradores da Vila Nova. Complementar na zona rural, as Unidades de Saúde da Lagoa Verde; Centro Novo e Camaçari também vão ter pontos de vacinação no dia 02 de outubro.

A expectativa deste ano é imunizar 37 mil animais, entre cães e gatos. Além dos dias da grande campanha, a Unidade de Vigilância em Zoonoses realiza a vacinação antirrábica durante todo o ano. Local fica na rua Coletora Um, bairro Vila Conjunto Vitória, com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

zoonoses