zoonoses

PREVENÇÃO

Imperatriz não registra casos de raiva humana há mais de 20 anos

Nesta terça-feira, 28, celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra a Raiva

Publicado em: 28/09/2021 por Ariel Rocha

Secretaria de Saúde

Imperatriz não registra casos de raiva humana há mais de 20 anos

Já foram vacinados 14 mil cães e gatos até agora na campanha antirrábica deste ano. O Dia D da vacinação ocorre neste sábado, 02, em vários pontos da cidade, com a estimativa de mais 18 mil animais imunizados na data do evento. (Foto: Patrícia Araújo)

A campanha deste ano contra raiva em cães e gatos da Prefeitura iniciou em 28 de agosto na zona rural. Desde o início, até o dia 25 de setembro, foram vacinados mais de 14 mil pets.

"Nossos esforços com a campanha deste ano, que acontece em novo formato, vão ampliar nossa cobertura vacinal. Já passamos pela zona rural e em algumas praças no último sábado. Vamos realizar o Dia D de imunização no próximo dia 02 de outubro, em vários pontos da zona urbana da cidade” – ressaltou o secretário de Saúde, Alcemir Costa.

Ele informa ainda que a meta é vacinar mais de 18 mil animais na data de intensificação do evento, contabilizando cerca de 37 mil animais imunizados, ao todo, na campanha de 2021.

Nesta terça-feira, 28, celebra-se o Dia Mundial de Luta Contra a Raiva. Além de aumentar a conscientização sobre a prevenção, a data serve para comemorar as conquistas alcançadas na luta contra a doença. O veterinário e coordenador da Zoonoses, Cairo Vinicius, explica que justamente por conta das ações de vacinação dos animais, não existem ocorrências de raiva humana há mais de duas décadas na cidade.

Ainda de acordo o médico veterinário, a vacina em cães e gatos é a única forma de profilaxia, ou seja, de prevenção contra a doença. “A raiva é altamente letal, para animais e humanos, e tem rápida transmissão. Não se vacina os humanos com tanta frequência que os animais, apenas nos profissionais de linha de frente ou em casos de mordedura. O que podemos fazer para prevenir e continuar combatendo a doença é com a vacinação dos animais”, explica.

A campanha deste ano contra raiva em cães e gatos da Prefeitura iniciou em 28 de agosto na zona rural. Desde o inicio, até o dia 25 de setembro, foram vacinados mais de 14 mil pets. A ação da Unidade de Vigilância em Zoonoses promove o Dia D de imunização no dia 02 de outubro, em vários pontos da zona urbana da cidade. A meta é vacinar mais de 18 mil animais na data de intensificação do evento, contabilizando cerca de 37 mil animais imunizados, ao todo, na campanha de 2021.

Confira relação dos locais do Dia D da campanha antirrábica deste sábado, 02 de outubro, das 8h às 17h:

U.B.S Vila Lobão, U.B.S Vila Redenção, Escola Maria Francisca Pereira, Escola Leônccio Pire Dourado, Escola Frei Osvaldo Caronini, Unisulma, U.B.S Maria Aragão, FUNASA, UBS Três Poderes, U.B.S Nova Imperatriz, U.B.S Milton Lopes, Escola Darcy Ribeiro, Feira do Bom Sucesso, U.B.S Ouro Verde, Escola Pedro Abreu, U.B.S Santa Lúcia, U.B.S Ayrton Senna, Clube da Sucam, U.B.S Planalto, U.B.S Conjunto Vitória, Imperial Shopping, Igreja Maranata, U.B.S Cafeteira, Escola Paulo Freire e Facimp.

LEVE  SEU  PET PARA VACINAR, NÃO VACILE NO CUIDADO!

zoonoses