zoonoses

IMUNIZAÇÃO

Cerca de três mil animais são vacinados contra a raiva nesta sexta-feira, 29

Animais foram imunizados em etapa inicial da campanha de combate à doença em Imperatriz

Publicado em: 29/01/2021 por Ariel Rocha

Secretaria de Saúde

Cerca de três mil animais são vacinados contra a raiva nesta sexta-feira, 29

A raiva é uma doença sem cura e letal em 100% dos casos, levando à morte os animais atingidos e os seres humanos infectados pelo vírus. (Foto: Patrícia Araújo)

O Dia D da campanha de vacinação antirrábica imunizou cerca de três mil cães e gatos nesta sexta-feira, 29, em Imperatriz. Pontos de aplicação foram montados pela Unidade de Vigilância em Zoonoses nas Praças da Viola; União; Ferro de Engomar e na Jarbas Passarinho. Ação é a etapa inicial das atividades da campanha contra a raiva da Prefeitura, que ocorre durante todo o ano, em vários momentos, com intuito de atingir o maior número de animais no município.

De acordo o médico veterinário e coordenador da Vigilância em Zoonoses, Paulo Henrique Soares, quem não conseguiu levar seu pet para vacinar nesse primeiro momento não precisa se preocupar, pois outras ações de imunização serão realizadas em fevereiro. “Iremos montar postos de vacinação contra a raiva em outros bairros durante o mês. Estamos fazendo por etapas, para assim evitar aglomeração e respeitar as medidas restritivas de combate à Covid-19”, explica.

Animais a partir de quatro meses de idade podem receber a dose da vacina, que deve ser aplicada anualmente. Tutores devem manter a carteirinha de vacinação do seu pet sempre atualizada. Além da oportunidade que as campanhas pontuais oferecem, cães e gatos podem ser vacinados na sede da Zoonoses de Imperatriz durante o ano, localizada na Rua Coletora Um, bairro Conjunto Vitória, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h.

O engenheiro civil Epitácio Sousa levou sua gatinha Nala para ser imunizada na Praça União. A felina estava em situação de rua e foi resgatada pelo engenheiro e sua família. “Ela tem cerca de quatro meses de idade e recebeu a primeira dose da vacina aqui na praça. A intenção é estar atualizando as vacinas necessárias a cada ano, conforme os especialistas indicam”, alerta.

A raiva é uma doença sem cura e letal em 100% dos casos, levando à morte os animais atingidos e os seres humanos infectados pelo vírus. Os principais transmissores são os caninos e felinos, geralmente através de mordidas. Por isso, apenas a imunização garante qualidade de vida para os animais de estimação e protege a população.

zoonoses