zoonoses

IMUNIZAÇÃO

Cães e gatos serão vacinados contra raiva nesta sexta-feira, 29

Animais a partir de quatro meses de idade podem receber a dose da vacina

Publicado em: 27/01/2021 por Ariel Rocha

Secretaria de Saúde

Cães e gatos serão vacinados contra raiva nesta sexta-feira, 29

Evento ocorre nas praças públicas da cidade para que assim não haja aglomeração de pessoas, por conta da pandemia de Covid-19. (Foto: Edmara Silva)

Na sexta-feira, 29, serão montados postos de vacinação de cães e gatos contra raiva em quatro praças da cidade. A imunização dos animais começa às 8h e segue até 12h, nos seguintes locais: Praça da Viola, no Parque Anhanguera; Praça União, no Centro; Praça Ferro de Engomar, na Vila Nova, e Praça Jarbas Passarinho, no Santa Rita. Ação é da Prefeitura, realizada por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses de Imperatriz, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, Semus.

A vacina é para cães e gatos a partir de quatro meses de idade. Todos os animais de estimação precisam receber a dose antirrábica anualmente, pois a raiva trata-se de uma doença sem cura e letal em 100% dos casos, levando à morte os animais e também seres humanos infectados pelo vírus. Os principais transmissores são os caninos e felinos, geralmente através de mordidas.

O médico veterinário e coordenador da Vigilância em Zoonoses, Paulo Henrique Soares, enfatiza que todos os anos a Prefeitura realiza vários momentos de vacinação contra a raiva em toda a cidade, para ninguém perder a oportunidade. “Os tutores precisam estar em alerta para a imunização de seus animaizinhos. Graças ao trabalho do Município no sentido de sempre incentivar a vacinação e oferecê-la à população, continuamos barrando a doença em nossa cidade”, disse.

Evento ocorre nas praças públicas da cidade para que assim não haja aglomeração de pessoas, por conta da pandemia de Covid-19. Além da equipe profissional da Zoonoses, auxiliam na aplicação das vacinas alguns estudantes de medicina veterinária. Esses universitários são devidamente treinados por agentes do Município e só atuam quando considerados aptos pelos supervisores.

  • Leve seu gato ou cachorro para receber a imunização contra a raiva

Dia: sexta-feira, 29 de janeiro

Horário: das 8h às 12h

Pontos de vacinação: Praça da Viola - Parque Anhanguera, Praça União – Centro, Praça Ferro de Engomar - Vila Nova, Praça Jarbas Passarinho - Santa Rita

zoonoses