zoonoses

SERVIÇOS

Unidade de Vigilância em Zoonoses funciona normalmente neste fim de ano

Para consultas e exames basta levar o animal para atendimento

Publicado em: 27/12/2018 por Sara Batalha

Secretaria de Saúde

Unidade de Vigilância em Zoonoses funciona normalmente neste fim de ano

Os serviços são gratuitos e estão em pleno funcionamento neste fim de ano (Foto: Edmara Silva)

O antigo Centro de Controle Zoonoses, atual Unidade de Vigilância em Zoonoses, de Imperatriz, funciona regularmente de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os serviços oferecidos gratuitamente durante o ano inteiro são consultas médico veterinárias; vacinação contra raiva; teste rápido de calazar, com resultado em 20 minutos; recolhimento e triagem de animais; doação de animais saudáveis; eutanásia dos animais com doenças incuráveis e destinação adequada; apreensão de animais de grande porte soltos nas vias pública, que oferecem risco de acidentes na zona urbana.

A Unidade recolhe animais com doenças contagiosas, por meio de contrato com a empresa Eco Service. Somente neste mês já foram realizadas cinco coletas dos animais mortos, que ocorrem regularmente duas vezes por semana.

O coordenador de zoonoses, médico veterinário, Paulo Henrique, destaca que “a unidade realiza vacinação contra raiva durante todo o ano, em cães e gatos. Uma vez por ano, existe o dia D, que a vacinação ocorre em todos os bairros da cidade. E este ano, foram vacinados 25 mil cães e 15 mil gatos”.

No caso dos animais de grande porte, que são apreendidos, esses são colocados no curral da Unidade de Zoonoses, onde recebem alimentação e cuidados. O coordenador explica que o proprietário tem até sete dias para recuperar seu animal. A taxa de devolução é de R$ 220,00. Após esse prazo o animal entra em processo de doação.

Serviços podem ser solicitados pelo número (99) 99631-2604. Para consultas e exames de calazar, basta o interessado levar o animal até a unidade. Em caso de resgate ou adoção, o requerente deve apresentar comprovante de residência e cópia do seu documento de identidade. A unidade fica localizada à BR-010, s/n°, próximo ao Bairro Conjunto Vitória.

zoonoses