TRANSPARÊNCIA

IMPERATRIZ

Transparência da Prefeitura é a 2ª melhor do Maranhão

Município era um dos 5 piores, hoje é o segundo melhor; subiu 469 posições no ranking nacional

Publicado em: 19/03/2021 por Assessoria de Comunicação

Controladoria-Geral do Município

Transparência da Prefeitura é a 2ª melhor do Maranhão

No ranking nacional, que inclui os 691 com mais de 50 mil habitantes, Imperatriz era a 571º na edição anterior, de 2018, agora é 102º. (Foto: Agência Imperatriz)

2018 – 1ª Edição do EBT

2020 – 2ª Edição do EBT

Nota 4,3 – 16ª do Maranhão

 Nota 9,1 – 2ª do Maranhão

571ª do Brasil

102ª do Brasil

https://mbt.cgu.gov.br/publico/home cidade por cidade, estado por estado


A Controladoria-Geral da União (CGU) acredita que a transparência é o melhor antídoto contra a corrupção e que funciona como mecanismo indutor de gestões públicas responsáveis e abertas à participação social” - destaca o portal do principal órgão de controle do País.

Na EBT, Escala Brasil Transparente 360º, publicada na semana passada, a Prefeitura de Imperatriz obteve a nota 9,1; desde que começou a gestão do atual prefeito, Assis Ramos subiu de uma das cinco piores para a segunda melhor avaliada do Maranhão. No ranking nacional, que inclui os 691 com mais de 50 mil habitantes, éramos 571º na edição anterior, de 2018, agora somos 102º.

“Trata-se de uma escalada meteórica”, diz o controlador-geral do Município, Davi Antônio Cardoso, “uma permanente perseguição ao topo da EBT, o que certamente conseguiremos ainda neste semestre. Dos 26 itens de avaliação, cumprimos, hoje, 22; os 4 restantes já são feitos na prática, faltando apenas operacionalizarmos no nosso Portal da Transparência”- informa.

É o Portal da Prefeitura de Imperatriz, https://www.imperatriz.ma.gov.br com todas as ferramentas e informações sobre como a gestão licita, compra, paga e direciona suas ações que dão ao cidadão e a todos os órgãos de controle, externos e internos, uma visão completa do que é feito com o dinheiro do cidadão. “A ordem do prefeito é transparência total e essa meta já está sendo atingida”- diz Davi. 

EBT - Avaliação 360° - 2ª Edição

A Escala Brasil Transparente – Avaliação 360º é uma inovação na tradicional metodologia de avaliação da transparência pública adotada pela CGU. Na EBT – Avaliação 360º houve uma mudança para contemplar não só a transparência passiva, mas também a transparência ativa (publicação de informações na internet). Nesta avaliação, foram incorporados aspectos da transparência ativa como a verificação da publicação de informações sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, servidores públicos, acompanhamento de obras públicas e outras. Com a aplicação da EBT como prática institucional, a CGU pretende aprofundar o monitoramento da transparência pública e possibilitar o acompanhamento das ações implementadas por estados e municípios na promoção do acesso à informação.

TRANSPARÊNCIA