TRANSPARÊNCIA

TRANSPARÊNCIA APROVADA

TCE atesta que Imperatriz cumpre com as exigências da Lei da Transparência

Apenas 70 Prefeituras avaliadas no Maranhão estão de acordo com as exigências da Legislação

Publicado em: 11/11/2019 por Ariel Rocha

Controladoria-Geral do Município

TCE atesta que Imperatriz cumpre com as exigências da Lei da Transparência

A avaliação positiva é do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, TCE-MA, que apresentou o relatório sobre o Portal da Transparência do município (Foto: Assessoria)

Prefeitura de Imperatriz cumpre com as exigências de transparência definidas pela legislação do Governo Federal. A avaliação positiva é do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, TCE-MA, que apresentou o relatório sobre o Portal da Transparência do município. O parecer é produzido a cada trimestre e investiga a situação da publicação em meios eletrônicos de informações sobre a execução orçamentária e financeira de Poderes e Órgãos. A divulgação em tempo real tem a obrigatoriedade estabelecida pela Lei Complementar nº 131/09.

São avaliados critérios como a disponibilidade de informações, de relatórios da gestão fiscal, a situação das despesas, a compatibilidade de valores apresentados no sistema e entre outras demandas. Todos os critérios examinados pelo Tribunal foram cumpridos pela gestão municipal, essas exigências são determinadas no art. 48 e 48A da Lei de Responsabilidade Fiscal e no Decreto Nº 7.185/10. Das 217 prefeituras avaliadas no Maranhão, apenas 70 demonstraram situação regular em 2019.

É direito de todo cidadão ter acesso aos dados gerados e mantidos pelas entidades públicas. Para a advogada Bruna Sousa Lima, o Portal da Transparência tem uma finalidade essencial. “É o meio pelo qual nós cidadãos podemos ter conhecimento da aplicação do dinheiro público. Podemos observar as folhas de pagamento, licitações e tantas outras informações primordiais que a plataforma apresenta”, comentou.

O controlador Geral do Município, Davi Antônio Cardoso, enfatiza que as ações de transparência da Prefeitura não beneficiam apenas a gestão, mas toda a população imperatrinzense que pode acompanhar efetivamente as informações. “No caso de Imperatriz, esse atesto de cumprimento das exigências emitido pelo Tribunal de Contas do Estado, corrobora com o compromisso da transparência que a Gestão Assis Ramos firmou perante a sociedade”, explicou.

O Portal da Transparência passou por atualização e modernização ainda no início da gestão. O sistema sofreu também avanços na qualidade das informações disponibilizadas e ampliação no processo de fornecimento. O site da Prefeitura, onde o Portal da Transparência está hospedado, recebeu durante o ano de 2019 quase 6 milhões de acessos.

Acesse o Portal da Transparência: http://servicos.imperatriz.ma.gov.br/portal-da-transparencia

Confira o relatório de Imperatriz: http://www6.tce.ma.gov.br/transparenciamunicipios/relatorios/demonstrativo-Transparencia_Executivo_ID_8278_ente-2105302-date_time-1572958707540.pdf

Confira as informações sobre a avaliação e relatórios de outros Poderes e Órgão: http://www6.tce.ma.gov.br/transparenciamunicipios/portal

TRANSPARÊNCIA