Trânsito e Transportes

PREVENÇÃO

Setran realiza ação com agentes mirim

Iniciativa visa orientar motoristas sobre o cinto de segurança, parada obrigatória na faixa de pedestre, uso da jugular, entre outros assuntos

Publicado em: 14/01/2021 por Islene Lima

Secretaria de Trânsito e Transportes

Setran realiza ação com agentes mirim

Ação objetiva conscientizar sobre segurança e respeito no trânsito (Foto: Patrícia Araújo)

A educação no trânsito é um dos pilares para que a população tenha consciência e responsabilidade dos seus deveres e direitos. Diante disso, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, desenvolve ações preventivas orientando motoristas, pedestres e toda a população em diversos pontos da cidade.

A coordenadora Terezinha Miranda explica que atualmente cerca de 300 meninos e meninas participam do programa Agente de Trânsito Mirim, contribuindo de forma direta para uma perspectiva mais otimista, sem tantas fatalidades.

“Nós buscamos sempre o diálogo, e nada melhor que ensinar essas crianças, que certamente serão motoristas futuramente. Hoje estamos aqui em frente ao Imperial Shopping, parando, orientando e mostrando através dos nossos agentes mirins que no trânsito devemos levar à risca todas as medidas preventivas, ou seja, estamos trabalhando no presente, já pensando no futuro”, afirma. 

O agente mirim, Pietro Aguiar, 9 anos, que participa do projeto desde 2019, fala da sua alegria em aprender e poder ajudar outras pessoas. Ele destaca que antes não usava o cinto de segurança, porém agora com as informações e instruções, ele ensina até os familiares e amigos que é obrigatório usar, e fala que este ato salva vidas. 

Vale destacar que todas as ações estão sendo realizadas com autorização dos responsáveis, seguindo todas as medidas preventivas como o uso do álcool em gel, máscaras e distanciamento adequado em combate à Covid-19.

Trânsito e Transportes