Trânsito e Transportes

FIM DE ANO

Reforço no patrulhamento de trânsito melhora a fluidez na área comercial

Medida visa ainda reduzir sinistros e garantir a segurança de pedestres

Publicado em: 03/12/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Reforço no patrulhamento de trânsito melhora a fluidez na área comercial

O coordenador-geral de Trânsito, Hodislan Maciel, durante entrevista concedida ao apresentador pastor Laércio Castro, reforça ações de trânsito com reforço do patrulhamento viário em Imperatriz. (Foto: Gil Carvalho)

O coordenador-geral de Trânsito, Hodislan Maciel observou, durante entrevista concedida ao Jornal das 10, apresentado pelo pastor Laércio Castro, na rádio Cidade Esperança, que aumentou o fluxo de veículos na cidade em decorrência das festividades de natal e ano novo com o aquecimento das vendas no setor comercial de Imperatriz. “Nós intensificamos o patrulhamento viário nestas áreas comerciais para evitar congestionamentos”, disse.

Segundo ele, o órgão trabalha em conjunto com os setores de educação para o trânsito, engenharia e sinalização, monitoramento de vídeo; patrulhamento viário e o grupamento de levantamento de perícias, o GTT (Grupo Tático de Trânsito). “Em pontos críticos no trânsito, contamos com o apoio da equipe do sistema de videomonitoramento que repassa os perímetros de estrangulamento, como por exemplo, marginais da BR-010, próximo ao Imperial Shopping”, cita.

Hodislan Maciel explica que o sistema de videomonitoramento oferece suporte as equipes de patrulhamento viário trabalham em rondas nas ruas e avenidas da cidade, além de contribuir no combate à criminalidade em Imperatriz. “Graças a essa tecnologia, vários casos de roubos e furtos foram identificados e elucidados pelos órgãos de segurança pública”, afirma.

Em relação à implantação de conjunto semafórico no cruzamento da Avenida JK, com a BR-010, o coordenador-geral de Trânsito disse que existe um estudo em andamento para verificar a questão técnica para implantação desse sinaleiro, ponto considerado crítico, mas que está sendo levantado pelo secretário de Trânsito, Leandro Braga.

“Ele (Leandro) viu essa necessidade de implantar esse dispositivo neste cruzamento, e solicitou ao setor de engenharia e sinalização que realizasse um estudo técnico no local para verificar a possibilidade de instalar o conjunto semafórico”, frisou ele, ao ressaltar que devido à complexidade da intervenção deve ser feita em parceria com o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes) e a Sinfra (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).

NOVO RETORNO

A construção do novo retorno, logo após o elevado do viaduto da BR-010, tem funcionado muito bem e contribuído para desafogar o trânsito na travessia urbana de Imperatriz, reduzindo congestionamentos na primeira alça do viaduto na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Entroncamento. “A restrição de circulação de caminhões no elevado do viaduto foi outra medida que também ajudou a reduzir os congestionamentos neste local”, assegura.

Além disso, ele observa que outra alternativa implantada foi disciplinar o acesso de veículos a utilizar a rua Antônio de Miranda no sentido BR-010 a Beira rio, desafogando o viaduto e a Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa.

Trânsito e Transportes