Trânsito e Transportes

PRAÇA DE FÁTIMA

Agentes de trânsito auxiliam pedestres na travessia da faixa de segurança

Medida garante mais segurança ao cidadão

Publicado em: 28/01/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Agentes de trânsito auxiliam pedestres na travessia da faixa de segurança

Agentes de trânsito orientam travessia segura na faixa de pedestre na Avenida Getúlio Vargas, em frente à Praça de Fátima (Foto: Gil Carvalho)

Pedestres que estiverem atravessando a via sobre a faixa de segurança terão prioridade de passagem; locais em que tiver semáforo terão prioridade de passagem dos pedestres que não tenham concluído a travessia, mesmo se a sinalização tiver mudado liberando o tráfego de veículos. A orientação é do coordenador de Trânsito, Raimundo Santos, durante ação realizada nesta quarta-feira, 27, na Avenida Getúlio Vargas, em frente à Praça de Fátima, Centro.

Segundo ele, o cidadão tem sido orientado a fazer a travessia na faixa de pedestre, olhar para os dois lados antes de atravessar uma via, aguardar a passagem do veículo ou que ele pare e atravessar em linha reta, sem correr. “O pedestre também precisa olhar com atenção para os lados ao descer de um carro ou ônibus e esperar sempre que o veículo saia para então atravessar a via”, aconselha.

O agente R. Santos observou ainda, durante trabalho realizado ontem a tarde, que a maioria dos pedestres usam celular ao andar pelas ruas, situação que o manuseio do aparelho pode causar distração e desatenção; fato que pode levar a  atropelamentos pela não percepção das mudanças no semáforo e aumentar os riscos quando ao atravessar fora da faixa.

“O cidadão precisa ficar atento e respeitar o tráfego de veículos nos locais onde não há sinalização para pedestres, situação que aumenta consideravelmente as chances de atropelamentos nestes locais”, alerta ele, ao ressaltar que agentes de trânsito estão empenhados juntamente com a coordenação de Educação para o Trânsito na realização de campanhas permanentes que levam orientação aos pedestres e motoristas em Imperatriz.

O secretário de Trânsito, Leandro Braga, ressalta que pedestre, ciclista, motorista e o motociclista fazem parte do sistema de trânsito, e têm seus direitos e deveres assegurados pelo Código de Trânsito Brasileiro – CTB. “O trânsito tem aumentado a cada dia, e os pedestres devem ficar cada vez mais atentos ao andar pelas vias”, concluiu.

Trânsito e Transportes