Trânsito e Transportes

CONSCIENTIZAÇÃO

Ação alusiva ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito será realizada em Imperatriz

Evento acontecerá na próxima segunda-feira (22), às 8h30, na Avenida Dorgival Pinheiro, no Centro

Publicado em: 19/11/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Trânsito e Transportes

Ação alusiva ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito será realizada em Imperatriz

Evento alusivo ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito será realizado segunda-feira, 22, na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, Centro (Foto: Gil Carvalho)

Em memória das vítimas de trânsito, celebrada internacionalmente no terceiro domingo do mês de novembro, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) realizará na próxima segunda-feira (22), a partir das 8h30, na Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, no Centro, ação com objetivo de promover momento de reflexão sobre o grave problema em todo país.

Mais de 50 mil pessoas morrem todos os anos no trânsito no Brasil, e 90% dos acidentes ocorrem por causas comportamentais dos condutores de veículos, fato que mobiliza os órgãos de trânsito a realizar ações alusivas ao Dia Mundial em Memória das Vítimas.

A coordenadora de Educação para o Trânsito, Teresinha Miranda, assinala que a mobilização pretende sensibilizar os condutores de veículos sobre a importância de mudanças comportamentais, principalmente em respeito às regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Vários projetos estão sendo desenvolvidos com objetivo de conscientizar os motoristas em Imperatriz”, garante.

Segundo ela, a data é uma oportunidade para aumentar a consciência pública em relação à inaceitável perda de vidas no trânsito, além de estimular a sociedade a apoiar e desenvolver ações e políticas que permitem reduzir o número de vítimas.

“Desde o início da gestão do prefeito Assis Ramos e do secretário Leandro Braga, temos trabalhado para conscientizar os cidadãos para a causa do trânsito mais seguro e mais humano em Imperatriz”, concluiu.

DADOS

O Brasil, de acordo com a ONU, é o quarto país do mundo com mais mortes por sinistros de trânsito. Em 2013, houve mais de quarenta mil vítimas fatais em todo o território. O Brasil registrou 27.839 indenizações pagas por acidentes de trânsito com vítimas fatais entre janeiro e outubro de 2020. O país está entre os dez primeiros com maior número de mortes causadas por acidentes nas ruas, estradas e rodovias.

Trânsito e Transportes