serviços

RESPONSABILIDADE

Conheça os benefícios do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência

Entre cadeirantes, amputados, pessoas com deficiência intelectual, síndrome de down, autistas, baixa visão, cegos, surdos, ossos de vidros, o CRPD atende em torno de 30 pessoas por dia

Publicado em: 01/08/2019 por Islene Lima

Conheça os benefícios do Centro de Referência da Pessoa com Deficiência

A CRPD conta com assistentes sociais, recepcionistas, orientadora social, porteiro, terapeuta ocupacional, entre outros profissionais (Foto: Patrícia Araújo)

Promover dignidade, acessibilidade e meios que possibilitem uma condição melhor para pessoas com algum tipo de deficiência é uma das prioridades da gestão Assis Ramos. Diante disso o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, CRPD, vem trabalhando para a inclusão e socialização desses indivíduos, apresentado inúmeras vertentes que possibilitem uma melhoria de vida de quem busca o programa. 

Segundo a coordenadora do, CRPD, Jaqueline Belchior, o programa atende cerca de 90 pessoas entre crianças, jovens e adultos, com média de 30 alunos por dia com os mais variados tipos de deficiência. “Aqui fazemos um trabalho árduo, mas muito gratificante, atendemos cadeirantes, amputados, pessoas com deficiência intelectual, síndrome de down, autistas, baixa visão, cegos, surdos, ossos de vidros entre outros”.

Além de contribuir e receber a população, o "Amigo da Casa" como são chamados, também tem a função social de emissão de carteiras de passe livre municipal e livre acesso, oferecendo também a oportunidade dos mesmos de ingressarem no mercado de trabalho, viabilizando currículos as empresas, oficinas de informática, dança, violão entre outras atividades que contribuem para o desenvolvimento de cada um.

A coordenadora ainda explica que desenvolver potencialidades, talentos, habilidades e aptidões físicas, cognitivas, sensoriais, psicossociais, profissionais e artísticas contribuem para a conquista da autonomia e participação social em igualdade de condições e oportunidades. “Aqui no Centro de Referência para pessoa com deficiência em parceria com a Secretária de Desenvolvimento Social, Sedes, oferecemos terapia ocupacional, cursos de braile, libras, realizamos também visitas domiciliares para verificação do uso correto do Benefício de Prestação Continuada, BPC, para certificarmos se a criança e adolescente estão na escola, além de promovermos ações externas como passeio ao shopping, brincadeiras, chácaras, praia e comemorações de datas festivas”, afirma.

A CRPD conta com assistentes sociais, recepcionistas, orientadora social, porteiro, terapeuta ocupacional, instrutora de braile, instrutores de libras, instrutora de dança, instrutor de educação física, cozinheira, instrutor de informática, zelador e instrutor de violão.

Vale ressaltar, como qualquer cidadão, as pessoas com deficiência têm o direito à atenção integral à saúde e podem procurar os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) quando necessitarem de orientações ou cuidados em saúde, incluindo serviços básicos de saúde como imunização, assistência médica ou odontológica.

Para participar das atividades basta o responsável levar a xerox do RG, CPF, duas fotos 3/4, comprovante de endereço atual, laudo médico atualizado e número do NIS folha resumo.

Endereço: Rua Barão do Rio Branco, entre a rua Alagoas e Pernambuco, ao lado da Maçonaria, Bairro Juçara. 

Telefone: (99) 99123-0287

 

serviços