Saúde

PREVENÇÃO

Cerest oferece serviços gratuitos ao trabalhador

Equipe multidisciplinar realiza atendimento e encaminha para rede de saúde

Publicado em: 28/11/2017 por João Rodrigues

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador

Cerest oferece serviços gratuitos ao trabalhador

Equipe multidisciplinar atende, gratuitamente, trabalhador formal e informal (Foto: Edmara Silva)

Profissionais acometidos de doenças ligadas ao trabalho, sejam formais e informais, podem ser atendidos, gratuitamente, pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, Cerest, com apresentação do cartão do Sistema Único de Saúde. Na manhã desta terça-feira, 28, prefeito Assis Ramos, acompanhado do vice, Alex Nunes, e do secretário municipal de saúde, Alair Firmiano, visitou o orgão para acompanhar as atividades, realizadas em parceria pela Prefeitura de Imperatriz e a Rede Nacional de Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde. O Centro fica localizado na Rua Maranhão, nº 826, Mercadinho.

No Cerest, é disponibilizada equipe multidisciplinar, composta por médico, assistente social, fisioterapeuta, enfermeiro do trabalho e técnico de enfermagem, além de oferecer exames e desenvolver pesquisa sobre patologias que atingem a classe. O trabalhador passa por atendimento e consulta, caso apresente sinais de doenças ligadas ao trabalho, será encaminhado para a rede básica de saúde. Já no caso de emergência, o encaminhamento será para as Unidades de Pronto Atendimento, UPA's, ou ao Hospital Municipal de Imperatriz (HMI).

A coordenadora, Marilene Almeida, informa que o atendimento ocorre de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h, mas há casos em que até mesmo no sábado ou domingo os trabalhadores podem ser recebidos. “Não fechamos ao meio dia, exatamente para atender quem não tem tempo de vir em outro horário. Basta que ele traga o cartão SUS, para ser cadastrado no sistema, seus documentos pessoais e comprovante de residência” - explicou.

Palestras

O órgão trabalha a prevenção de doenças por meio de um ciclo de palestras ministrado nas empresas, escolas e demais entidades que façam a solicitação previamente. No "Circuito de Saúde" nas empresas, são oferecidos testes de glicemia, verificação de pressão arterial, aplicação de vacinas através do programa de vacinais do Município.

Serviços

- Assistência ao trabalhador com suspeita ou portador de doenças ocupacional, com avaliação interdisciplinar;

- Realização de atividades educativas e preventivas nos ambientes de trabalho;

- Vigilância do ambiente de trabalho, com identificação dos riscos e não conformidades ligados aos agravos a saúde e a qualidade de vida no trabalho;

- Assessorar o planejamento de ações de saúde do trabalhador junto aos municípios de abrangência;

- Referência para a atenção básica em todos os níveis de atenção;

- Realizar estudos e pesquisas em saúde do trabalhador.

Saúde