Notícias

EVENTO

Prefeitura realiza palestra com atleta olímpico de natação

Evento ocorre nesta sexta-feira, 05, no ginásio de esportes do Complexo Esportivo Barjonas Lobão

Publicado em: 03/02/2021 por Dema de Oliveira

Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude

Prefeitura realiza palestra com atleta olímpico de natação

Palestra será proferida pelo atleta olímpico da Seleção Brasileira de Natação, o maranhense Frederico Veloso de Castro. (Foto: Patrícia Araújo)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, Sedel, e o projeto Natação nas Escolas, realizará palestra com atleta olímpico de natação. Evento ocorre na próxima sexta-feira, 05, no ginásio de esportes do Complexo Esportivo Barjonas Lobão, a partir de 09h. O público alvo da palestra são 30 alunos do projeto Natação nas Escolas, que estarão sob a responsabilidade do professor e coordenador da iniciativa, Sandro Medeiros.

A palestra será proferida pelo atleta olímpico da Seleção Brasileira de Natação, o maranhense Frederico Veloso de Castro. Após a palestra, o esportista permanecerá em Imperatriz, onde ficará treinando na piscina olímpica no Barjonas Lobão até domingo, 08.

Frederico, 31 anos, é natural de Bacabal, interior do Maranhão, mas atualmente reside em São Luís. Aos 18 anos viajou para os Estados Unidos, onde participou da equipe de natação do Virginia Gators. Foi campeão e recordista Nacional Americano em Minneapolis, representando o time do Virgínia. Com a equipe do Pinheiros de São Paulo, foi vice-campeão mundial de natação. Na Alemanha, foi campeão recordista no Campeonato Europeu em Dortmund e campeão da Copa do Mundo de Natação em Berlim. Medalha de Bronze em Dubai, em disputa com o campeão olímpico Chad Le Clos. Finalista da Copa do Mundo da França. Recordista na Copa do Pacífico na Colômbia. Campeão na Copa 4 Nações no Canadá. Frederico superou o maior medalhista olímpico de todos os tempos em Copa do Mundo de Natação, Michael Phelps. Ele também conquistou medalha de prata na Copa do Mundo de Natação. Por último, conquistou o Troféu Mirante, como destaque esportivo maranhense.

Em recado à galerinha que vai participar da palestra, Frederico disse para que todos aproveitem a oportunidade que a Prefeitura de Imperatriz está oferecendo. “A natação é um esporte que amo, que mudou a minha vida e tenho certeza que vai mudar a vida de vocês também. Tive a oportunidade de conhecer 17 países, competindo pela Seleção Brasileira, tive experiência de ganhar medalhas, recordes e troféus, mas também tive a experiência de crescer e amadurecer muito nas derrotas. Quero sexta-feira conversar com vocês sobre os benefícios que o esporte traz para nossa saúde”, destacou.

O Secretário Adjunto da Sedel, Rodrigo Ramos Massessini, disse que todos na secretaria estão muito felizes em receber um atleta da capacidade de Frederico Castro, que vai treinar por três dias em nossa cidade e, na oportunidade, fará essa palestra para os alunos do projeto Natação nas Escolas. “A piscina do Complexo Esportivo Barjonas Lobão é a única olímpica do Maranhão e por esse motivo, Frederico nos pediu para treinar aqui e encaixarmos essa palestra. Frederico vai falar do seu trabalho na natação e o que isso pode agregar na vida dessas crianças”, disse.

Já o secretário Luiz Gonzaga Pereira de Sousa destacou que a Sedel, em parceria com a Secretaria de Educação, resolveram por aproveitar melhor a vinda do atleta à Imperatriz, que é um astro da natação brasileira. “Temos um cuidado todo especial com a piscina olímpica do Barjonas Lobão e para a gente está sendo gratificante receber o Frederico, que vem para engrandecer ainda mais o nosso trabalho diante da Sedel. Vamos contemplar os meninos do projeto Natação nas Escolas, com a presença do atleta. Os nossos agradecimentos ao prefeito Assis Ramos por mais esse apoio”, ressalta.

Notícias