Planejamento

DIVULGAÇÃO

Texto base do Plano Diretor será apresentado este mês

Documento reúne informações sobre as necessidades locais

Publicado em: 12/06/2017 por William Castro

Conselho Municipal da Cidade

Texto base do Plano Diretor será apresentado este mês

A conselheira Tereza Marques enfatizou que a população deve participar da Conferência de leitura do texto base. (Foto: Sara Batalha)

            O Conselho Municipal da Cidade, através da Secretaria de Planejamento Urbano (Seplu), realiza, no dia 20, das 13h30 às 17h, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, conferência de aprovação do texto Base do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado de Imperatriz. A composição dessa ferramenta legal começou em junho de 2016, com a realização de 16 audiências públicas em diferentes bairros, e, está em fase de conclusão. A leitura será aberta e a participação popular é de fundamental importância.

            Na época em que ocorreram as audiências, houve a ampla divulgação na cidade, informando os locais e horários, convocando as pessoas a participarem. Foram disponibilizadas urnas para que a população depositasse propostas de melhoria para seus bairros. As urnas permaneceram 15 dias, mesmo após a finalização das audiências, nos locais públicos onde estas ocorreram.

            Todas as propostas foram organizadas pela Fundação Sousândrade, responsável pela formatação do plano, que está fazendo a configuração das leituras técnicas e comunitárias para que seja divulgado o texto base na conferência.

            O secretário de Planejamento Urbano, Fidélis Uchôa, considera o Plano uma evolução para Imperatriz. “É um projeto importante. Para se ter uma ideia, hoje nas grandes cidades, os projetos só funcionam com o Plano Diretor, então é de grande relevância para a segunda maior cidade do Estado. Aguardamos com muita expectativa esse trabalho” – reforçou.

            Informações técnicas sobre esgoto, saneamento básico, iluminação pública, de forma geral, sobre as necessidades da cidade, foram colhidas em todas as secretarias, para a composição do documento.

            Membro do Conselho Municipal das Cidades, Tereza Marques convidou a “sociedade civil organizada e todos os movimentos para que compareçam à leitura do texto”. Ela informou, ainda, que no encontro serão formados grupos de discussão sobre cada um dos eixos pontuados e caso haja a necessidade, haverá uma segunda conferência para que sejam coletas possíveis soluções ou alterações.

Planejamento