Planejamento

PLANEJAMENTO URBANO

Seplu e construtores iniciam tratativas para desburocratização de atos administrativos

A cidade conta com cerca de 100 construtores, sendo 30 efetivos da Associação de Apoio à Construção Civil de Imperatriz

Publicado em: 05/03/2021 por Léo Costa

Secretaria de Planejamento Urbano

Seplu e construtores iniciam tratativas para desburocratização de atos administrativos

Titular da Seplu, Pastor Alessandro, e diretores da Assacc. (Foto: Léo Costa)

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano, Seplu, e Associação de Apoio à Construção Civil de Imperatriz, Assacc, iniciaram esta semana as tratativas que visam desburocratizar atos administrativos relacionados a pasta. A reunião aconteceu no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim, Rua Rafael de Almeida Ribeiro, 600, bairro São Salvador.

“Objetivo deste encontro com profissionais da construção civil foi para alinharmos estratégias que visam a desburocratização de atos administrativos e dar celeridade às demandas do setor. Foram essas algumas das principais reivindicações da categoria, aqui representada por diretores da associação”, destacou o titular da Seplu, Alessandro Pereira.

O presidente da Associação de Apoio à Construção Civil de Imperatriz, Humberto Maciel de Brito, informou que a reunião foi bastante produtiva.

“Como pratica comum da Associação, a entidade anda muito próximo do poder público, por que o privado e o público têm que andar irmanados e alinhados, tanto tecnicamente como na parte da legalidade dos processos. Além de apresentarmos algumas demandas também viemos conhecer o novo secretário de Planejamento Urbano e reforçar a política de boa vizinhança com o setor público”, disse Humberto.

O município conta com cerca de 100 construtores, 30 são efetivos da Associação de Apoio à Construção Civil de Imperatriz. Anualmente, segundo informações da instituição, os associados chegam a construir em média 800 unidades habitacionais, faturamento de cerca de R$ 260 milhões, onde quase 90 por cento desse montante é investido em Imperatriz, incluindo mão de obra e compra de material.

Em nível de estado o Cadastro de Geral de Empregados e Desempregados, Caged, aponta que a construção civil, mesmo com a crise sanitária causada pela pandemia do novo Coronavírus, foi um dos setores que mais gerou empregos de carteira assinada, com 4.083 do total de 19.753.

Planejamento