Planejamento

TRANSPARÊNCIA

Participação popular nas audiências sobre Plano Plurianual ajudam na elaboração de metas do Município

São cinco audiências apresentadas pele Secretaria de Fazenda, divididas por temáticas

Publicado em: 23/06/2021 por Ariel Rocha

Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária

Participação popular nas audiências sobre Plano Plurianual ajudam na elaboração de metas do Município

A colaboração da comunidade ajuda a elaborar de forma mais participativa e transparente o orçamento público (Foto: Agência)

Uma boa administração pública não depende apenas da gestão municipal, a participação popular é essencial para auxiliar os governantes na elaboração de projetos e ações prioritárias do Município. Por conta das restrições impostas pela pandemia, as audiência públicas sobre o Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 de Imperatriz ocorrem de maneira virtual, no site da Prefeitura. Cidadãos devem enviar suas dúvidas ou sugestões sobre as metas apresentadas nas sessões até domingo, 27 de junho.

São cinco audiências apresentadas pele Secretaria de Planejamento, Fazenda e Gestão Orçamentária (Sefazgo), órgão responsável pela receita municipal, divididas por temáticas. A primeira trata do PPA de maneira geral. Por seguinte, são os vídeos de apresentação das metas de saúde, educação, assistência social e urbanismo. O Plano estabelece as diretrizes e objetivos de médio prazo da gestão pública, com vigência de quatro anos.

A secretária adjunta de Gestão Orçamentária da Sefazgo, Heritany Reis, explica que essa é a oportunidade que os munícipes têm para contribuir com o Orçamento Municipal. “A colaboração da comunidade ajuda a elaborar de forma mais participativa e transparente o orçamento público. O PPA visa o desenvolvimento da cidade e nas audiências públicas são discutidas as propostas apresentadas pela população e pelos poderes legislativos e executivo”, comenta.

Exercício de Cidadania

“Toda abertura participativa deve ser aproveitada ao máximo pela população”, diz a Doutora em Ciência Política e professora na Universidade Federal do Maranhão, Isabele Mitozo. De acordo com a especialista, os dispositivos que permitem a participação da comunidade nas tomadas de decisões são peças importantes na composição do planejamento público e na elaboração de projetos que contemplem a realidade da população. “É a população que vivencia os problemas em seu cotidiano. Quando ela não se envolve, os gestores públicos ficam com visões cada vez mais limitadas acerca das dificuldades enfrentadas pelos munícipes”, completa.

Assista as audiências abaixo e exerça seu direito de cidadania. Após assistir a todas as apresentações, contribua enviando suas perguntas ou sugestões através do módulo Orçamento Participativo, disponível aqui.

Audiência Pública do PPA consolidado:

Audiência Pública da Sáude:

Audiência Pública da Educação:

Audiência Pública da Assistência Social:

Audiência Pública de Urbanismo:

Planejamento