obras

AVANÇO

Shopping Popular, Ceasa e Panelódromo são esperados com expectativas pelos vendedores ambulantes de Imperatriz

Com a instalação dos espaços será possível regularizar os vendedores ambulantes

Publicado em: 19/07/2019 por Assessoria de Comunicação

Secretaria de Planejamento Urbano

Shopping Popular, Ceasa e Panelódromo são esperados com expectativas pelos vendedores ambulantes de Imperatriz

No Shopping Popular será construído aproximadamente 298 boxes para os vendedores ambulantes (Foto: Patrícia Araújo)

Imperatriz receberá Shopping Popular, Ceasa e Panelódromo. Com projetos aprovados e em trâmites finais da licitação das empresas que serão responsáveis pelas obras, a ideia é regulamentar vendedores ambulantes que estão irregular e remanejar esses trabalhadores para um ambiente organizado, seguro e com mais possibilidade de crescimento.

Segundo a coordenadora, Maiara Nascimento do setor de Posturas da Secretaria de Planejamento Urbano, Seplu, os cadastros de todos os vendedores ambulantes foram feitos em 2017, divididos por setores, como praças, bairros e beira rio. “Tentamos organizar por categorias, e com muito diálogo explicamos os benefícios para eles, que além de gerar emprego vai movimentar ainda mais a economia da cidade”. 

Para a vendedora ambulante, Maria José Soares, que trabalha há cinco anos vendendo lanches na rua, essa iniciativa de construir um espaço para eles foi a melhor notícia recebida nos últimos tempos. “Eu trabalho vendendo comida, infelizmente ilegalmente, e com a construção do Shopping Popular eu poderei apresentar algo melhor aos meus clientes, eu percebo que tem pessoas que não gostam de comprar meus lanches devido o local que realmente não é o certo para venda, então estou na expectativa de comercializar meu lanche num lugar adequado e com segurança”, explica a vendedora. 

Ainda de acordo com a coordenadora da Seplu, a fiscalização dos vendedores ambulantes ainda está acontecendo. “Ainda estamos fiscalizando, até para manter uma organização da cidade, tudo com muito cuidado para que ninguém seja prejudicado. Atualmente não estamos fazendo mais cadastros dos vendedores, porém estamos tentando organizar os vendedores que ainda estão nas praças, nos corredores do Calçadão, Beira Rio, entre outros”, explica Maiara. 

Shopping Popular 

Desde o início da gestão Assis Ramos, a Prefeitura de Imperatriz tem buscado recursos para construir um Shopping Popular na cidade, na área do conhecido Camelódromo, ao lado do Terminal de Integração. Será construído aproximadamente 298 boxes para os vendedores ambulantes, que irá comportar o novo centro comercial com cultura, gastronomia e entretenimento. A prioridade será para o remanejamento dos vendedores ambulantes que comercializavam no Calçadão. 

O secretário de Planejamento Urbano, Fidélis Uchôa ressalta que a gestão municipal reconhece a importância dos arranjos produtivos locais. “Temos buscado identificar linhas de ação que visam a impulsionar as nossas potencialidades e, principalmente, valorizar o capital humano”, informou.

(Texto de Islene Lima)

obras