Meio Ambiente

COLETA SELETIVA

Prefeitura e Exército firmam parceria no projeto de coleta seletiva

Tratativas entre poder público municipal e Exército foram iniciadas no mês de junho deste ano

Publicado em: 17/09/2021 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura e Exército  firmam parceria no projeto de coleta seletiva

Militares recebem instruções sobre coleta seletiva de resíduos sólidos. (Foto: Maira Soares)

A Prefeitura de Imperatriz e o Exército Brasileiro consolidaram nesta sexta-feira, 17, uma parceria no projeto de coleta seletiva que será desenvolvido nas duas vilas militares do 50º Batalhão de Infantaria de Selva, 50 BIS. As tratativas entre poder público municipal e Exército foram iniciadas no mês de junho deste ano, durante reunião na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Sólidos (Semmarh). 

“A união de forças é de suma importância no processo de expansão da coleta de resíduos sólidos em Imperatriz. A adesão do exército ao projeto vem reforçar as ações desenvolvidas desde 2017 pelo Município, em parceria com empresas e instituições da cidade. Nesta parceria o comando do 50 BIS vai instalar um ponto para o descarte de recicláveis, que será coletado pela Prefeitura e encaminhados para a Ascamari”, informou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

Como parte da parceria, técnicos do Departamento de Educação Ambiental e Projetos Socioambientais da Semmarh ministraram palestra sobre coleta seletiva ao militares do exército. Reunião foi realizada no auditório do Batalhão Capitão Mor-Moniz Barreto. A informação é da diretora do departamento, engenheira florestal Bárbara Brenda Soares.

“Os participantes receberam dicas sobre a coleta seletiva, quais materiais são recicláveis e o que não deve ser colocado na embalagem específica para a reciclagem. A educação ambiental faz parte da filosofia de trabalho da Secretaria de Meio Ambiente e estamos à disposição para transmitir esse conhecimento aos que visam contribuir com o projeto de coleta seletiva e demais questões ambientais de nossa cidade”, disse Bárbara Brenda.

De acordo com o coordenador municipal da coleta seletiva, Jairo Santana, “com a adesão do 50 BIS, a coleta seletiva passa a contar com a participação de 83 parceiros, entre empresas, condomínios, agências bancárias, escolas, igrejas e instituições em geral”, disse Jairo Santana.

Os resíduos são coletados pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (SLP), com logística da empresa MB Limpeza Urbana. São encaminhados para a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis, Ascamari, Avenida Cacauzinho, s/n, Recanto Universitário, Vila Fiquene, contemplando, direta e indiretamente, cerca de 250 famílias.

Meio Ambiente