Meio Ambiente

MEIO AMBIENTE

Prefeitura alinha parceria na área ambiental

Objetivo são doações de mudas de açaí e adubo orgânico para o Viveiro Municipal

Publicado em: 09/04/2021 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Prefeitura alinha parceria na área ambiental

Secretária Rosa Arruda, técnicos da Semmarh e representantes da Enactus Facimp durante alinhamento de parceria (Foto: Léo Costa)

Reunião promovida entre Prefeitura de Imperatriz e Enactus Facimp Wyden discutiu projeto de parceria na área ambiental. O encontro foi realizado nesta semana no Complexo Administrativo Doutor Carlos Gomes de Amorim, Rua Rafael de Almeida Ribeiro, 600, São Salvador. 

“O município dispõe de um viveiro que traz importante contribuição para o cuidado ambiental. Com isso, temos recebido mudas doadas por parceiros que reforçam as ações desenvolvidas pelo Departamento de Educação Ambiental. Em reunião, representantes da Enactus Facimp nos propuseram uma parceria, visando a doação de mudas de açaí e adubo orgânico para o viveiro municipal. Essas parcerias são de grande relevância para o trabalho de sustentabilidade ambiental”, destacou Rosa Arruda, secretária de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, .

Com atuação em 37 países, a Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos dedicada a inspirar alunos a melhorar o mundo através de ações empreendedoras. Em Imperatriz, as atividades são desenvolvidas oficialmente desde dezembro de 2018 pelo Time Enactus Facimp Wyden. Um dos projetos em destaque é o programa Açaí 1.700, desenvolvido no Povoado 1.700, na zona rural, proporcionando novas oportunidades econômicas para cerca de 90 famílias da comunidade, com reaproveitamento do caroço do açaí para produção de mudas, adubo orgânico e café, através dos projetos Mudai, Adubai, Cafeçai e tijolo ecológico.

A equipe é formada por 14 membros, dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia Civil, Enfermagem, Direito e Sistemas de Informação, um conselheiro e um mentor. A engenheira química, Isabella Bastos Toledo, líder da Enactus Facimp Wyden, que atua nos projetos Açai 1.700, destaca sobre a finalidade da proposta de doação.

Nosso projeto visa o reaproveitamento do caroço do açaí para o cultivo de mudas e a produção de adubo orgânico. E, a principal finalidade da parceria que estamos propondo com as doações, é justamente para reforça o trabalho importante de educação ambiental que a Secretaria de Meio Ambiente desenvolve junto à comunidade”, finalizou Isabella Bastos.

Meio Ambiente