Meio Ambiente

SERVIÇOS

Praças das zonas urbana e rural recebem ações de paisagismo

Atividades são executadas pela equipe do Setor de Áreas Protegidas e Paisagem da Semmarh

Publicado em: 20/07/2021 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Praças das zonas urbana e rural recebem ações de paisagismo

Praça Pedro Américo, nos Três Poderes, foi uma das beneficiadas com ações de infraestrutura e paisagismo (Foto: Regilson Borges)

Objetivando complementar as ações de infraestrutura, saúde, educação e transformação social pela qual Imperatriz vem vivendo nos últimos anos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, vem intensificando o trabalho de paisagismo das praças públicas da zona urbana e zona rural da cidade. No bairro Três Poderes, a Praça Pedro Américo passou por um verdadeiro processo de transformação de infraestrutura e paisagismo.

“Após a parte de infraestrutura realizada pela Sinfra, a equipe de Meio Ambiente desenvolve os procedimentos paisagísticos. As atividades são executadas pelo Setor de Áreas Protegidas e Paisagem. Objetivo é ornamentar praças, canteiros de ruas e avenidas, dentre outros espaços públicos do município, e fazer com que o morador e visitantes tenham uma nova impressão e apreço por Imperatriz”, enfatizou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

No povoado Coquelândia, na MA-386, rodovia Padre Josimo Tavares, conhecida Estrada do Arroz, a beneficiada foi a Praça Nossa Senhora de Fátima. Após reformada pela Prefeitura, o local recebeu cuidados ambientais, tornando a região mais agradável para a população.

O Setor de Áreas Protegidas e Paisagem, da Semmarh, é o responsável pela elaboração, execução dos projetos paisagísticos e manutenção dos pontos revitalizados com controle de pragas, adubação e irrigação. A coordenadora do setor, paisagista Olinda Noleto de Sousa, destaca as atividades desenvolvidas. 

“Mais uma vez parabenizo os envolvidos nesta ação, uma vez que diariamente nossas praças vêm passando por intervenções em busca de melhorar o paisagismo e os cuidados ambientais, dando uma maior qualidade de vida dos moradores das regiões envolvidas”, destacou. 

Além das ações de paisagismo, as praças públicas também recebem cuidados diários nas áreas de manutenção e limpeza que envolve a preservação das fontes de água das praças Mary de Pinho, na Rua Santa Tereza, e Prefeito Renato Cortez Moreira, conhecida Praça da Cultura, na Rua Coronel Manoel Bandeira, no Centro da cidade; lago com cascata da Praça da Bíblia, Rua Leôncio Pires Dourado, no Bacuri, manutenção e preservação das áreas verdes dos demais espaços públicos.

No processo de revitalização são utilizadas gramas em placas, mudas de Ipê de várias cores, Ipê mirim, mogno, palmeiras, açaí, buriti, oiti e caroba, e dentre as plantas ornamentais estão a resedá, bougainville, espécies diversas de jasmim e espirradeiras coloridas. As mudas são cultivadas no Viveiro Municipal, Parque Alvorada I, como também, doações de parceiros e madeira de reaproveitamento.

Meio Ambiente