Meio Ambiente

CONSCIENTIZAÇÃO

Pandemia muda celebrações do Dia Mundial da Água

Meio Ambiente alerta sobre cuidados e a preservação dos bens naturais

Publicado em: 22/03/2021 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Pandemia muda celebrações do Dia Mundial da Água

Imperatriz possui umas das principais riquezas hídricas do Brasil, o rio Tocantins (Foto: Arquivo)

Com o tema "Valorizar a água" é comemorado o Dia Mundial da Água, celebrado nesta segunda-feira, 22. A data foi instituída pela Organização das Nações Unidades, ONU, em 1993, com objetivo de alertar a população sobre a preservação dos bens naturais.

Neste período a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, realizava diversas ações envolvendo a população, em especial a comunidade estudantil. Por conta da pandemia, tornou-se impossível a realização de atividades em praça pública ou nas ruas, para evitar aglomeração.

“Esta semana comemoramos o Dia Mundial da Água e nos cabe neste momento reforçar o alerta para a população, tendo em conta a necessidade de preservação deste recurso natural tão valioso. Por conta da Covid-19, não podemos celebrar a data com manifestações em público. Em tempos conturbados como esse, a situação mundial pede mudança de hábitos”, destacou a titular da Semmarh, Rosa Arruda.

Ela explicou ainda que “a pandemia de Covid-19 vem mostrando o quanto a água, o saneamento e a higiene são essenciais no enfrentamento ao vírus. O cuidado com a água envolve políticas públicas, privadas e conscientização ambiental da sociedade”, reforçou.

Antes da pandemia, a programação em comemoração ao Dia Mundial da Água envolvia atividades educativas nas escolas, plantio de mudas de árvores nativas em áreas de preservação ambiental, revitalização de riachos, blitz educativas, entrega de panfletos, lixeira para cambio de carro, colagem de adesivos e exposições de banners informativos.

Dados

Com uma população estimada de 259.337 habitantes, Imperatriz é segunda cidade mais populosa do Maranhão e 101ª do Brasil, com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, IBGE, e possui umas das principais riquezas hídricas do país. O município é banhado pelo rio Tocantins, segundo maior rio totalmente brasileiro, com cerca de 2.400 quilômetros de extensão, atrás apenas do São Francisco, com aproximadamente 2.800 quilômetros, e cortado na zona urbana e zona rural pelos riachos Cacau, Bacuri, Riacho do Meio, Santa Teresa, Capivara, Lagoa Cercada, Barra Grande e Cinzeiro.

Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, SNIS, apontam que no Brasil 83,5% da população é servida por rede de água, mas apenas 52,4% tem o esgoto coletado, do qual somente 46% é tratado. A Confederação Nacional da Indústria, CNI, divulgou estudo que prevê que quatro em cada 10 litros de água são perdidos antes de chegar à população e que 34 milhões de brasileiros não têm água encanada e quase 40% dos recursos hídricos se perdem por desvios e infraestrutura deteriorada.

Meio Ambiente