Meio Ambiente

AÇÃO

Lançada em Imperatriz a campanha Maranhão Sem Queimadas 2021

Objetivo é combater e prevenir as queimadas nos municípios maranhenses

Publicado em: 15/07/2021 por Léo Costa

Secretaria do Meio Ambiente

Lançada em Imperatriz a campanha Maranhão Sem Queimadas 2021

Distribuídos de equipamentos para prefeituras e Corpo de Bombeiros para reforçar as ações de combate às queimadas (Foto: Maira Soares)

Com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Semmarh, o governo estadual lançou em Imperatriz a campanha "Maranhão Sem Queimadas 2021". O evento foi realizado na Universidade Aberta do Brasil, UAB, Polo de Apoio Presencial Professor Vito Milesi, Rua Dom Pedro II, Praça União. Objetivo é combater e prevenir as queimadas nos municípios maranhenses.

A secretária de Meio Ambiente de Imperatriz, Rosa Arruda, destacou a importância de trabalhar a prevenção das queimadas, com informações e orientações à população sobre os inúmeros problemas ocasionados por essa atitude.

“O Maranhão Sem Queimadas veio em um momento muito importante, pois chegou com antecedência, antes do período crítico de queimadas. A região tocantina tem muitos focos de queimadas e toda parceria é bem-vinda. Só tenho a parabenizar o Governo do Estado pela iniciativa. Nosso município já tem uma parceria com o Corpo de Bombeiros na ação fiscalizatória, combate ao incêndio, educação ambiental, então fiscalizamos e, quando necessário, autuamos. A iniciativa é muito importante para todos os municípios da região. Unidos somos mais fortes e podemos combater com mais eficácia os focos de queimadas”, destacou Rosa Arruda.

As ações da campanha são coordenadas pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Sema, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, CBMMA, e o Batalhão de Polícia Ambiental, BPA. O titular da pasta de Meio Ambiente, Diego Rolim, aproveitou para destacar sobre as atividades que estão sendo realizadas nos municípios.

“Neste ano, iniciamos o Maranhão Sem Queimadas na cidade de Balsas, no sul do estado, agora em Imperatriz, na região Tocantina e vamos finalizar em Santa Inês, no nordeste maranhense e pretendemos também ampliar para mais cidades do Estado”, disse Diego Rolim.

Além do secretário estado de Meio Ambiente, Diego Rolim, e da secretária de Meio Ambiente de Imperatriz, Rosa Arruda, o lançamento da campanha contou com a presença do vice-governador, Carlos Brandão (PSDB), presidente da Agência Executiva Metropolitana do Sudoeste do Maranhão, Davison Nascimento, secretário de Estado Extraordinário da Região Tocantina, Luís Carlos Porto, Procurador-Geral de Justiça, Eduardo Nicolau, deputado estadual, Antônio Pereira (DEM), comandante operacional do Corpo de Bombeiros da Região Sudoeste e Sul do Maranhão, coronel Wilni, e comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar de Imperatriz, major Isael Chaves.

Durante o acontecimento foram distribuídos equipamentos para as prefeituras da região tocantina e Corpo de Bombeiros para reforçar as ações de combate as queimadas e os desmatamentos ilegais no Estado.

As queimadas causam graves problemas de saúde pública, aumentando o número de adultos e crianças com problemas respiratórios crônicos, como a asma, devido à fumaça produzida e pela fuligem lançada na atmosfera, além de danos ao meio ambiente, dizimando a fauna e a flora típica do local.

Outro risco à saúde está na queima de lixo, especialmente materiais plásticos, lançando compostos tóxicos na atmosfera, que podem provocar severas irritações às vias respiratórias, se inalados. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz gás carbônico, principal responsável pelas alterações climáticas perceptíveis atualmente.

 

Meio Ambiente