Limpeza Pública

MELHORIAS

Prefeitura avança com o trabalho de desobstrução de riachos

Medida é realizada diariamente para desobstruir os principais pontos críticos de toda extensão do riacho Capivara

Publicado em: 30/11/2021 por Rafael Pestana

Prefeitura avança com o trabalho de desobstrução de riachos

Agentes da SLP realizam a remoção de entulhos que porventura estejam atrapalhando o fluxo fluvial, além de roço das margens do riacho. (Foto: Maira Soares)

Nesta terça-feira (30), as frentes de serviços da Prefeitura de Imperatriz realizam a limpeza e desobstrução de mais um trecho do riacho Capivara, no bairro Santa Rita. A medida paliativa, executada por intermediação da Superintendência de Limpeza Pública (SLP), segue o plano de ações adotadas pelo município, desenvolvido para amenizar os alagamentos provenientes do período chuvoso.

O secretário Alan Johnes ressalta que, “esse serviço é realizado diariamente, e em vários trechos do Capivara, pois a medida só será efetiva se conseguirmos desobstruir os principais pontos críticos de toda extensão do riacho. A exemplo do trabalho efetuado no Capivara, o município também realizará a limpeza e desobstrução de todos os riachos que cortam nossa cidade”.

Alan Johnes destaca que nessa ação as principais tarefas executadas são a remoção de entulhos que porventura estejam atrapalhando o fluxo fluvial. Também é feito o roço das margens, mantendo apenas a mata ciliar, que auxilia no combate ao assoreamento e obstrução de rios e riachos.

Tão importante quanto a limpeza dos riachos, é a limpeza da cidade, visto que essa ação evita o entupimento de bueiros e também que as águas das chuvas levem lixo para os riachos de Imperatriz.  Com o mutirão de serviços do Arrastão da Limpeza, hoje a SLP contempla os bairros Beira Rio e Vila Nova, além de seguir com as frentes de trabalho na BR-010. As localidades contam com as ações de paliação de montes, remoção de pontas de lixo e de entulhos, pintura de meio-fio, entre outras ações.

A SLP também conta com as equipes de manutenção de praças, que atuam na de Fátima, Brasil, Meyre de Pinho, Curió, Viola, Três Poderes, e no Complexo Esportivo Barjonas Lobão. Os bairros Vila Lobão, Centro e Jardim Tropical, contam com os agentes de remoção de entulhos e de pontas de lixo. E Santa Rita, Centro e Jardim Tropical, com as equipes de poda e remoção de gralharias e resíduos verdes.

Hoje o Cata Treco cumpre cronograma nos bairros Parque Anhanguera, Vila Nova, Eco Park, Vila Cafeteira, Parque do Buriti, Vila Maderminia, Vila Ipiranga, São José, Santa Inês, Bom Jesus, Santa Rita, Santa Lúcia, Vila Fiquene, Recanto Universitário e Ouro Verde. O Cata Treco é um serviço que realiza o recolhimento de móveis velhos e outros bens inutilizáveis, por agendamento prévio. O trabalho é fundamental no combate ao descarte irregular de materiais.

SERVIÇO

Para solicitar qualquer um dos trabalhos da SLP, é disponibilizado o telefone (99) 98541-9941, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O Cata Treco possui prazo de três dias úteis, contando a partir da data do agendamento, até o recolhimento dos trecos. Já o recolhimento de entulhos e gralharias possuem prazo de até sete dias úteis, pois são atividades realizadas por outras equipes.

Limpeza Pública