Limpeza Pública

CONSCIENTIZAÇÃO

Prefeitura alerta sobre descarte irregular de resíduos

Além dos lixos comuns, as máscaras são grandes vilãs na degradação do meio ambiente

Publicado em: 17/11/2021 por Islene Lima

Prefeitura alerta sobre descarte irregular de resíduos

Além de multa, o infrator que jogar lixo em locais inapropriados pode responder criminalmente. (Foto: Islene Lima)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência de Limpeza Pública (SLP), alerta sobre o descarte irregular de resíduos em ruas, avenidas, riachos, rio Tocantins e terrenos baldios.

De acordo com o secretário Alan Johnes, a prática irregular prejudica o meio ambiente, pois o lixo despejado em locais impróprios muitas vezes passam meses, anos e até décadas para se decompor.

“Nós realizamos coleta domiciliar, de entulho, poda, cata-treco, além de mutirões de limpeza. Temos um cronograma específico voltado para a limpeza dos riachos, câmeras de monitoramento em pontos estratégicos para inibir a ação dos sujões, porém, nada disso servirá se a população não colaborar e não se conscientizar do seu papel”, afirma.

O secretário destaca ainda que além dos lixos comuns como, papel, pano, metal, filtro de cigarro, madeira pintada, plástico, vidro, borracha, as máscaras descartáveis usadas na prevenção do coronavírus se tornaram uma das grandes vilãs na degradação do meio ambiente.

De acordo com especialistas, as máscaras descartáveis, dependendo da sua composição, podem levar até 450 anos para se decompor. Além disso, o acessório deve ser descartado como resíduo hospitalar.

Você sabe quanto tempo dura a decomposição de cada resíduo?

Papel - 3 a 6 meses

Caixa de papelão – 6 meses

Tecido – 6 meses a 1 ano

Embalagem de leite – 6 meses

Vidro – Cerca de 1 milhão de anos

Pneu – Tempo indeterminado

Latinha de cerveja – 100 anos

Isopor – 80 anos

Limpeza Pública