Limpeza Pública

MUDANÇA

Imperatriz conta com nova empresa de coleta de lixo

Todos os funcionários que atuavam na Sellix Ambiental foram contratados pela nova prestadora do serviço

Publicado em: 22/03/2021 por Rafael Pestana

Imperatriz conta com nova empresa de coleta de lixo

Com dez caminhões compactadores atuando diariamente na coleta de resíduos sólidos domiciliar, a MB Limpeza Urbana já está trabalhando para normalizar o serviço em toda a cidade. (Foto: Maira Soares)

Depois de constantes atrasos no serviço de coleta de resíduos sólidos domiciliar, a Prefeitura de Imperatriz, por intermediação da Secretaria de Limpeza Pública, SLP, rompeu com a empresa Sellix Ambiental, até então responsável pela execução do trabalho,  por não cumprimento das cláusulas contratuais. Já nesta segunda-feira, 22, a nova terceirizada passa a ser a MB Limpeza Urbana, que além de realizar a coleta do lixo, também assume os trabalhos de varrição manual, o mutirão de serviços e todos os outras atividades ligadas à limpeza da cidade.

Desde que a empresa começou a apresentar falhas na prestação do serviço, o prefeito Assis Ramos ficou em alerta para que o problema fosse solucionado com urgência. Com o fim do contrato com a Sellix, "tendo em vista tudo o que tem ocorrido", além de não renovar, o município optou pela contratação em caráter emergencial. "O nosso maior propósito é fazer com que a limpeza urbana volte a ser a referência da nossa gestão, até porque é um direito de todo cidadão ter uma cidade limpa”, declarou Assis Ramos.

Após consultar a Procuradoria-Geral do Município, PGM, o prefeito Assis Ramos determinou a imediata rescisão do contrato anterior. Em caráter emergencial, tendo em vista que a coleta de resíduos é serviço essencial, a nova terceirizada contará com três equipes do mutirão de serviços do arrastão da limpeza, dez caminhões compactadores trabalhando pela manhã e oito na parte da noite, além das equipes de praça e de varrição das vias públicas. A empresa atuará enquanto se faz um novo processo de licitação.

“Para que a problemática do atraso da coleta de lixo na cidade seja resolvida com prontidão, as equipes da MB já estão atuando em todas as frentes de serviços. Com a nova frota de compactadores e equipes com equipamentos completos, a cidade já amanheceu mais limpa. A nossa expectativa é que após normalizarmos a coleta, o imperatrizense não sofra mais com atrasos”, explica Alan Johnes, secretário de Limpeza Pública.

Todas as questões trabalhistas em aberto, envolvendo funcionários da empresa anterior e pendências com fornecedores, serão submetidas ao Ministério Publico do Trabalho, em audiência já solicitada pelo Poder Executivo Municipal. Todos os funcionários que atuavam na Sellix Ambiental foram contratados pela nova prestadora do serviço de limpeza, evitando assim que houvessem demissões.

O secretário de Limpeza Pública ressaltou que o município estará em constante vigilância para garantir que a prestação do serviço de coleta de resíduos domiciliar, após normalizada, "se mantenha dentro dos padrões de qualidade que a cidade merece”. “Diante do grande problema que vivenciamos nas últimas semanas, a SLP redobrará a fiscalização sobre a atuação da nova empresa, para que o transtorno não se repita”. 

Limpeza Pública