Limpeza Pública

MELHORIAS

Avança serviço de desobstrução de riachos

Medida é realizada, em todos os riachos, nos pontos que apresentam maior probabilidade de alagamento

Publicado em: 24/11/2021 por Rafael Pestana

Avança serviço de desobstrução de riachos

As equipes da SLP efetuam o roço das margens do riacho Capivara, além de realizar o trabalho de desobstrução do leito. (Foto: Maira Soares)

Como parte do plano de ações, adotado pelo município para amenizar os alagamentos provenientes do período chuvoso, nesta quarta-feira (24), a Prefeitura de Imperatriz segue realizando os trabalhos de limpeza e desobstrução de riachos. Executado por intermediação da Superintendência de Limpeza Pública (SLP), serviço prossegue com melhorias no riacho Capivara, no bairro Santa Rita.

As frentes de serviços da Prefeitura realizam a remoção de entulhos do leito do Capivara, entre outros resíduos sólidos, descartados irregularmente, e acabam sendo os principais responsáveis pelo transbordamento dos riachos. As equipes efetuam ainda o roço das margens, mantendo apenas a mata ciliar, fundamental no combate ao assoreamento e obstrução de rios e riachos.

“Nosso cronograma de limpeza e desobstrução dos riachos que cortam a cidade foi montado com base em um levantamento, feito pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil, onde são apontados os pontos com maior probabilidade de alagamento. Desse modo, com nossas equipes atuando diariamente, conseguimos trabalhar nos principais trechos, amenizando assim possíveis transtornos à população”, relata Alan Johnes, secretário de Limpeza Pública. 

Para garantir que outros resíduos não sejam levados pelas águas das chuvas até os riachos, a Limpeza Pública trabalha com frentes de serviços em todos os setores, um deles é o do recolhimento de entulhos e de pontas de lixo. A medida, fundamental no combate ao surgimento de lixões a céu aberto, é realizada nos bairros Parque das Estrelas, Vila Lobão, Vila Nova, Bacuri.

Já as equipes que atuam na manutenção das praças, realizam expediente na de Fátima, Brasil, Meyre de Pinho, Curió, Viola, Três Poderes, Complexo Esportivo Barjonas Lobão. Os bairros Centro, Jardim São Luís, Vila Nova, Nova Imperatriz, recebem os agentes responsáveis pelo trabalho de poda e remoção de gralharias e resíduos verdes.

Outra importante ação mantida pela Prefeitura é o Cata-Treco, serviço de recolhimento de móveis velhos e outros bens inutilizáveis por agendamento. Hoje o Cata-Treco cumpre cronograma nos bairros Parque Anhanguera, Eco Park, Vila Nova, Vila Cafeteira, Parque do Buriti, Vila Maderminia, Vila Ipiranga, São José, Santa Inês, Bom Jesus, Santa Rita, Parque Santa Lúcia, Vila Fiquene, Recanto Universitário e Ouro Verde.

SERVIÇO

Para solicitar qualquer um dos trabalhos da SLP, é disponibilizado o telefone (99) 98541-9941, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O serviço de Cata-Treco possui prazo de três dias úteis, contando a partir da data do agendamento, até o recolhimento dos trecos. Já o recolhimento de entulhos e gralharias possuem prazo de até sete dias úteis, pois são atividades realizadas por outras equipes.

Limpeza Pública