Infraestrutura

COMBATE A ALAGAMENTOS

Prefeitura intensifica aprofundamento da calha do riacho Cacau no Parque Alvorada

Ações de drenagens também são realizadas na Vilinha, Parque das Palmeiras, Vila Ipiranga e Parque Anhanguera

Publicado em: 19/02/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Infraestrutura

Prefeitura intensifica aprofundamento da calha do riacho Cacau no Parque Alvorada

Serviços de aprofundamento da calha do riacho Cacau, no Parque Alvorada II, continuam sendo realizadas pela Prefeitura de Imperatriz (Foto: Gil Carvalho)

Frentes de serviços de limpeza e aprofundamento da calha do riacho Cacau, no Parque Alvorada II, foram intensificadas pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio das secretarias de Infraestrutura; Limpeza Urbana e a Defesa Civil. Objetivo é reduzir os impactos causados pelas fortes chuvas, evitando alagamentos.

Desde quarta-feira, 17, a cidade registrou mais de 50 milímetros de chuvas, porém não houve ocorrências de alagamentos nos bairros cortados por riachos e córregos em Imperatriz. É o resultado das intervenções realizadas pelo município que executou obras de aprofundamento, alargamento e limpeza das calhas.

Para verificar o andamento dos trabalhos, o secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho, acompanhado do coordenador de Obras, Joselito Sultepa, fiscalizou na manhã desta sexta-feira, 19, o aprofundamento da calha do riacho Cacau, no Parque Alvorada II. “Prefeito Assis Ramos determinou que intensificássemos esse trabalho para diminuir os pontos de alagamentos nos bairros”, afirma.

Segundo ele, os primeiros benefícios à comunidade puderam ser observados com o aumento da vazão d’água dos riachos e córregos, evitando o transbordamento e alagamento das casas em vários bairros de Imperatriz. “Vamos continuar executando obras de limpeza, desobstrução e aprofundamento dos riachos”, garantiu.

Vilinha

Ele também fiscalizou nesta manhã o andamento das obras de drenagem profunda da Rua Minas Gerais, na Vilinha. É um dos maiores investimentos em construção de galerias para escoamento de águas pluviais realizado pela Prefeitura de Imperatriz. Obras são realizadas com recursos do Tesouro Municipal.

“Essa obra possui mais de 1.300 metros de extensão, inclusive com ramais de drenagens, que resolverão problemas históricos nos bairros Vilinha e Parque Alvorada I”, garantiu ele.

Vila Ipiranga

O secretário Zigomar Filho também vistoriou os últimos detalhes da obra da ponte de concreto da Avenida Liberdade, na Vila Ipiranga. Foram substituídas bueiros antigos por estrutura de ponte para aumentar a vazão d’água e diminuir os alagamentos no bairro. “Estamos trabalhando para liberar o mais breve possível o tráfego de veículos na Avenida Liberdade”, reiterou.

Parque das Palmeiras

Outra importante obra de drenagem profunda em andamento é a da Rua João Alves de Oliveira, no Parque das Palmeiras. Além de melhorar o acesso de veículos, resolverá ainda problema pontual de alagamentos no bairro.

Infraestrutura