Infraestrutura

PREVENÇÃO

Para reduzir alagamentos, Prefeitura aprofunda calha do riacho Bacuri

‘Força-tarefa’ reúne secretarias de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil

Publicado em: 11/01/2021 por Gil Carvalho

Secretaria de Infraestrutura

Para reduzir alagamentos, Prefeitura aprofunda calha do riacho Bacuri

Máquina retroescavadeira é utilizada no aprofundamento de calha de riacho para aumentar vazão d'água no Bacuri (Foto: Gil Carvalho)

O aprofundamento da calha do riacho Bacuri começou a ser realizado na manhã desta segunda-feira, 11, na altura da Rua Beta, cruzamento com a Rua Rio Grande do Norte, setor Entroncamento. Trabalho é realizado pela Prefeitura de Imperatriz, por meio das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos; Limpeza Urbana e Defesa Civil. Objetivo é reduzir alagamentos em dias de chuva volumosa ou contínua.

Trabalho é feito utilizando máquina retroescavadeira hidráulica e caçambas para rebaixamento dos trechos considerados agravantes para enchentes na região do Bacuri. Ação contou com apoio de agentes de trânsito que fizeram a interdição da Rua Beta, para execução dos serviços de desobstrução do riacho.

“Essa é mais uma frente de trabalho que o prefeito Assis Ramos determinou a execução dos serviços de limpeza das margens e aprofundamento da calha do riacho Bacuri, ‘força-tarefa’ que envolve a participação das pastas de Infraestrutura, Limpeza Urbana e Defesa Civil”, destacou o secretário Zigomar Filho, da Sinfra.            

O secretário de Limpeza Urbana, Alan Johnes, ressaltou que os trabalhos de limpeza e recolhimento de entulho dos riachos foram intensificados desde o ano passado pela Prefeitura de Imperatriz. Medida é uma das alternativas para combater locais de alagamentos durante o período chuvoso.

“É preciso que todos os moradores colaborem com a Prefeitura, evitando descartar resíduos nas margens dos riachos e vias urbanas da cidade para que não ocorra desobstrução das sarjetas, bocas de lobos e dos riachos que cortam Imperatriz”, conclamou.

O coordenador da Defesa Civil, Josiano Galvão, assinalou que os agentes realizaram os levantamentos dos locais a serem, prioritariamente, desobstruídos para evitar pontos de alagamentos no começo deste período invernoso em Imperatriz. Ele garantiu ainda que durante as chuvas tem sido feito o monitoramento dos bairros cortados pelos riachos, verificando cada ponto para eventuais intervenções do município.

Infraestrutura