Hospital Municipal de Imperatriz

AÇÃO

Parceria implanta atividade laboral para servidores do Socorrão

​​​​​​​ Objetivo é a valorização e bem-estar da equipe

Publicado em: 17/04/2021 por Kalyne Cunha

Secretaria de Saúde

Parceria implanta atividade laboral para servidores do Socorrão

Nutricionistas, copeiras, dispensistas, lactaristas, dietistas, auxiliares de cozinha e cozinheiras participaram do primeiro dia de atividades (Foto: Maira Soares)

Com objetivo de proporcionar boas condições físicas e mentais através da ginástica laboral, a Secretaria Municipal de Saúde, Semus, por meio da direção do Hospital Municipal de Imperatriz, HMI, promove momentos de relaxamento e atividade física para servidores do setor de nutrição. Iniciativa é uma parceria com a Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão, Unisulma.

De acordo com a secretária de saúde do município, Mariana Jales, “a parceria entre os setores de nutrição e de fisioterapia do hospital, com a instituição de ensino Unisulma, tem como objetivo a prevenção da saúde dos nossos colaboradores”.

Nutricionistas, copeiras, dispensistas, lactaristas, dietistas, auxiliares de cozinha e cozinheiras participaram do primeiro dia de atividades desenvolvidas pelos alunos do 10º período, do curso de fisioterapia da Unisulma. O diretor do HMI, Vitor Pachelle, afirma que “a parceria traz benefícios não só para funcionários, mas para a instituição, pois melhora a interação entre os trabalhadores e reduz o número de afastamentos médicos”, ressalta.

A ginástica laboral é realizada no ambiente de trabalho, os benefícios estão voltados para a prevenção de doenças, redução do sedentarismo, melhora no condicionamento físico, redução da fadiga, combate às tensões, melhora na autoestima, aumento da produtividade, diminuição dos afastamentos, aumento da interação entre os colaboradores.

Para a coordenadora de nutrição do hospital, Renata Moraes, “a ginástica laboral tem um papel extremamente importante para os servidores do setor. Local apresenta característica de rotina de trabalho intenso, repetitivo e com alta produtividade, o que gera um desgaste físico e muitas vezes emocional. E esse momento tem como objetivo minimizar o estresse, melhorar a concentração, a valorização e bem-estar da equipe“, destaca.

O coordenador do setor de fisioterapia, Sinval Damasceno Junior, que também é professor do curso de fisioterapia da Unisulma, explica que “as atividades serão desenvolvidas por um dos alunos do curso de fisioterapia que estagiam no hospital, durante três dias na semana, segunda, quarta e sexta, às 15h30m, visando o relaxamento e manutenção da qualidade de vida dos servidores”.

Hospital Municipal de Imperatriz