Guarda Municipal

I ETAPA

Segurança e transparência marcam concurso da Guarda Municipal

Gabarito será divulgado nesta segunda-feira, 19, e o resultado dia 7 de dezembro

Publicado em: 18/11/2018 por William Castro

Segurança e transparência marcam concurso da Guarda Municipal

Mais de cinco mil inscritos estiveram nos 20 locais de provas em Imperatriz (Foto: Edmara Silva)

A primeira etapa do concurso da Guarda Municipal foi realizada na manhã deste domingo, 18. Mais de cinco mil inscritos estiveram nos 20 locais de provas em Imperatriz. De acordo com a realizadora do certame, Fundação Sousândrade, faltaram 572 candidatos, cerca de 8,72%. Uma equipe de fiscalização da Prefeitura percorreu os locais de prova para garantir que tudo transcorresse de forma tranquila e transparente.

Segundo a coordenadora, Cícera de Fátima Oliveira, acompanhada do controlador-geral do Município, Davi Cardoso, e o adjunto, Jair Pereira, as escolas e faculdades que sediaram a aplicação das provas foram escolhidas para atender todos os bairros e, assim, facilitar o deslocamento dos candidatos.  

Ela destaca que a “Fundação foi contratada para executar o concurso, por se tratar de uma empresa de renome e séria, e isso é uma determinação do prefeito Assis Ramos, realizar um concurso de forma transparente , com toda logística de segurança para garantir a credibilidade na aplicação das provas”. Enfermeiros e técnicos de enfermagem, além do Samu também foram mobilizados para possíveis atendimentos. A Secretaria Municipal de Trânsito esteve em alguns pontos da cidade para organizar o fluxo dos veículos e evitar congestionamentos.

Emílio Ramos, representante da Fundação Sousândrade, afirma que não houve nenhum registro de ocorrência.  “A FSADU tem uma história e zelamos por isso, entendemos que um concurso público é coisa séria e trabalhamos pensando no exercício de cidadania para fazer valer esse direito”, pontuou. Ele ressaltou que, conforme edital, os candidatos podem sair dos locais levando os cadernos de provas somente a partir das 11h, e que nesta segunda-feira, 19, será divulgado o gabarito no site da Fundação, no mesmo endereço onde os candidatos se inscreveram.

O comandante da Guarda Municipal, José Ribeiro, também acompanhou a comissão de fiscalização e enfatizou que “o concurso é realizado com todo o suporte da prefeitura e tudo está ocorrendo dentro da normalidade, sem incidências, e isso gera uma satisfação e mostra o cuidado com os candidatos”.

A primeira etapa do certame, regido pelo Edital n° 001/2018, contou com treinamento de cerca de 480 fiscais no sábado, 17, entre eles, aplicadores, coordenador local, auxiliares, fiscais volantes e de banheiro, representante das escolas, além do apoio da segurança pública.

O secretário municipal de Administração, José Antônio Pereira, detalha que as provas foram compostas por 70 questões objetivas sobre conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa, noções de informática, conhecimentos gerais e específicos”

Na terça-feira, 20, e quarta-feira, 21, candidatos poderão entrar com recurso contra o gabarito oficial. O resultado da prova objetiva será comunicado em 7 de dezembro.

Guarda Municipal