Guarda Municipal

SEGURANÇA

Guarda Municipal participa de capacitação teórica e prática com armas de fogo

Evento é realizado no stand de tiros do 50º BIS

Publicado em: 25/05/2021 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal participa de capacitação teórica e prática com armas de fogo

Ao todo, serão dois dias de capacitação (Foto: Patrícia Araújo)

Todos os integrantes da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) estão participando de capacitação teórica e prática com armas de fogo. Especificamente no que se refere à espingarda calibre 12, a tradicional escopeta e pistola calibre 380.

Capacitação começou nesta terça-feira,25, com término previsto para esta quarta-feira,26 e está sendo realizado no stand de tiros do 50º Batalhão de Infantaria e Selva (50º BIS), com alinhamento de apoio entre a unidade do Exército Brasileiro em Imperatriz e a Prefeitura, por meio da Guarda Municipal.

Os agentes da Guarda Municipal de Imperatriz, para participarem da capacitação, foram divididos em dois grupos, para os dois dias. A capacitação é sobre  procedimentos básicos, da prática à teoria, sobre a decisão de tiro, que envolve o emprego da arma de fogo dentro de uso seletivo da força, que começa desde a presença do agente fardado até o último recurso, que é justamente o uso da arma de fogo.

Para o comandante da Guarda, Delegado Josenildo José Ferreira, a nova realidade que a GMI está vivendo exige preparo para a ação dos agentes. “Essa capacitação faz parte dos trabalhos da Guarda Municipal, na fase de formação inicial eles tiveram aulas de tiro e agora continuamos com a capacitação continuada, em relação ao uso de espingarda calibre 12, a tradicional escopeta e pistola 380. Fechamos parceria com o 50º BIS, através do comandante Rodrigo Oliveira Genial, que gentilmente nos cedeu todo espaço, área de treinamento, instrutores, entre outros.  O nosso intuito é o de melhorar ainda mais a capacidade de trabalho”, destacou Josenildo Ferreira.

O sargento do Exército Valterly Medeiros, ouvidor da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI), que fez o meio de campo entre o 50º BIS e a GMI, para a realização desse evento, disse que  “o treinamento é importante para que os agentes possam se capacitar cada dia a mais. O 50º BIS sempre está de portas abertas para o órgão público. Agradecemos o Coronel Genial pela oportunidade”.

O Comandante do 50º BIS, Tenente-Coronel Rodrigo Oliveira Genial, destacou que “é sempre importante ao batalhão a despeito de ser uma instituição federal, ele não pode se ver separado, fora da cidade, então qualquer tipo de contribuição, cooperação e parceria que realizamos que possa realmente trazer bom resultado, para ajudar e apoiar a sociedade”.

Guarda Municipal