Guarda Municipal

SEGURANÇA

Guarda Municipal inicia 2ª fase de formação continuada nesta segunda-feira, 16

Evento terá carga horária de 400 horas/aulas

Publicado em: 12/12/2019 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal inicia 2ª fase de formação continuada nesta segunda-feira, 16

Guarda Municipal é uma instituição cuja formação profissional é constante e permanente (Foto: Edmara Silva)

A Prefeitura de Imperatriz, inicia na próxima segunda-feira, 16 de dezembro, a segunda etapa da formação continuada da Guarda Municipal de Imperatriz, GMI, conforme projeto matricial. Os 84 (incluindo os do cadastro de reserva) aprovados em concurso participam de etapa que inclui prática de tiro, ministrada por especialistas da Polícia Federal.

Evento será realizado nas instalações do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão, IFMA, na Av. Newton Belo, Vila Maria. O curso que terá a carga horária de 400 horas/aulas e seguirá conteúdos da Matriz Curricular da Secretária Nacional de Segurança Pública, SENASP. 

“Trata-se da última etapa, de acordo com a lei, para que a Guarda Municipal possa ir às ruas, cumprir seu papel de proteção ao patrimônio e ao cidadão. Essa fase de formação se encerra em março, quando a infraestrutura, de sede, viaturas e equipamentos estarão disponíveis”- explica o prefeito Assis Ramos, que ontem despachou com o secretário da administração, José Antonio Silva Pereira, e o diretor da GMI, José Ribeiro de Oliveira, para conferir os preparativos da formação.

Serão ministradas disciplinas sobre defesa pessoal, gerenciamento de crise, uso proporcional da força, atividades sócio pedagógicas de caráter preventivo, filosofia dos direitos humanos aplicados à atuação policial, habilitação em dispositivo eletrônico de controle (armas não letais), capacitação para emprego de equipamentos letais – teoria e prática , violência e segurança pública. Temas completarão o curso de qualificação com 776 horas/aulas, somando-se com as 376 horas/aulas que já foram ministradas na primeira fase.

“É importante informar que a Guarda Municipal é uma instituição cuja formação profissional é constante e permanente, por exigência do seu estatuto, em face da natureza dos serviços que presta á sociedade. Desta forma, concluiremos o ciclo de formação para habilita-la às atividades inerentes às suas atribuições legais, planejadas no projeto inicial do prefeito Assis Ramos. Estaremos cumprindo mais esta etapa do seu projeto de governo”, destacou José Ribeiro de Oliveira, comandante da GMI.

 

Guarda Municipal