Guarda Municipal

QUALIFICAÇÃO

Guarda Municipal de Imperatriz participa de curso de Operador de Ronda Ostensiva em Palmas

Formação iniciou dia 9 de agosto e terminou na segunda-feira, 23

Publicado em: 24/08/2021 por Dema de Oliveira

Guarda Municipal de Imperatriz participa de curso de Operador de Ronda Ostensiva em Palmas

Durante capacitação, os alunos ficaram isolados em sistema de confinamento, para atender a carga horária de 252 horas/aula, com cronograma que foi dividido em diferentes disciplinas. (Foto: Maira Soares)

A Guarda Municipal participou do primeiro curso de Operador de Ronda Ostensiva (ROMU), realizado em Palmas, Tocantins. Formação iniciou no dia 02 de agosto e terminou nesta segunda-feira (23), com objetivo de capacitar os guardas a se especializarem em patrulhamento tático motorizado, que é é utilizado em ações que exijam o emprego especializado de técnicas e táticas em patrulhamento, progressão, abordagem, adentramento, em primeiro atendimento a ocorrência de crise, distúrbio civil, dentre outros.

Participaram do evento onze guardas municipais, mas apenas cinco chegaram à final: Cristyan da Silva Oliveira, Gerson Pinto Bandeira, Kairo Cruz de Oliveira, Marcelo Augusto Alencar dos Santos e Mateus dos Santos Cardoso. Estes estão aptos para seguirem como Operadores de Ronda Ostensiva (ROMU).

Durante capacitação, os alunos ficaram isolados em sistema de confinamento, para atender a carga horária de 390 horas/aula, com cronograma que foi dividido em diferentes disciplinas. Curso qualificou o grupo para prestar os serviços operacionais de patrulhamento tático e urbano, adentramentos em áreas de matas, ambientes confinados, imobilização, dentre outros.

O curso foi fechado com instruções em Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (ROTAM), do Batalhão de Choque da Polícia Militar do Tocantins.

“Ação é de suma importância para a instituição. Há uma necessidade futura de criação de uma força ROMU aqui em Imperatriz, cuja previsão já está na lei municipal, quando a Guarda Municipal foi criada. É importante frisar que a Prefeitura deu total apoio a todos que desejaram fazer, bancando o custo de transporte, pagamento de diárias, fornecimento de equipamentos para que conseguissem um resultado positivo, durante seu treinamento”, destacou Josenildo José Ferreira, comandante da GMI.

 

 

Guarda Municipal