Guarda Municipal

SEGURANÇA

Guarda Municipal realiza segunda etapa de formação

Aspirantes estão desde dezembro de 2019 realizando curso de formação

Publicado em: 12/02/2020 por Regilson Borges

Guarda Municipal realiza segunda etapa de formação

Bliz faz parte da etapa de formação da Guarda Municipal de Imperatriz (Foto: Edmara Silva)

Mais uma etapa do curso de capacitação da Guarda Municipal de Imperatriz, GMI, é realizada ao longo da semana. Na manhã desta quarta-feira, 12, os aspirantes do órgão participam de treinamento em blitz em frente ao Instituto Federal do Maranhão, IFMA, com apoio da Polícia Militar e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran.

Ação consiste em colocar em prática todo o conhecimento que os alunos adquiram ao longo da formação na sala de aula. Para o comandante da GMI, José Ribeiro, esses momentos proporcionam que os aspirantes tenham previsão do que esperam eles quando estiverem nas ruas.

“Processo de formação inclui esse estágio, que tem contato com a realidade. O trabalho tem a participação da PM e Setran, e posteriormente com outros órgãos, para termos uma integração maior com quem faz a segurança pública de Imperatriz. Eles também aprendem a ter preparo psicológico nas situações que podem surgir nas ruas”, afirma Ribeiro.

Aluna do curso de formação da GMI, Yasmim Carvalho, participou da blitz e conta sua opinião sobre a prática dos conhecimentos. “É uma experiência maravilhosa! Abordamos as pessoas com educação e mostramos que estamos em estágio prático, aprendendo como cuidar da população. Sentimos que as pessoas estão bem abertas, têm muitos cidadãos agradecendo esse trabalho e que estão se sentindo mais seguros com o Guarda, e que tem muita gente ansiosa para o nosso trabalho”.

A etapa do curso contou com a presença do instrutor técnico da PM, João Paulo, que capacitou cerca de 80 alunos. Sobre atuação dos futuros guardas nas ruas da cidade, o instrutor comenta que o conhecimento de combate ao crime ajuda com nas táticas de prevenção ao fazer abordagem dos condutores.

“A gente trabalha baseado no conhecimento empírico e já temos experiência de combate ao crime. Passamos a teoria para os alunos da Guarda Municipal, e logo em seguida vamos para a prática. A guarda tá sendo bem aceita na comunidade e vai somar com a PM, onde o objetivo é contribuir para diminuir a criminalidade”, comenta o instrutor.

Outro aluno do curso e aspirante à Guarda, Cristyan Oliveira, ressalta que é fundamental aprender a como se comportar nas ruas. “Estamos em período de instrução de abordagem, tivemos aula teórica, preservando sempre o bem estar do cidadão e a segurança. E nesse momento estamos na prática em frente ao IFMA de Imperatriz, parando veículos (ônibus, vans e motocicletas), verificando documentação, ou se as pessoas não estão com drogas ou armas”.

A Setran também é parceira da GMI nesse período de aprendizado dos alunos. Coordenador operacional de trânsito, Jerônimo dos Santos, fala desse apoio no primeiro momento de abordagem dos alunos. “Nós estamos dando apoio ao trabalho deles nesse primeiro momento de aulas práticas de abordagem, técnica de abordagem, verificação de documentação e equipamentos obrigatórios dos veículos”.

Guarda Municipal