Guarda Municipal

FORMAÇÃO

Curso de pilotagem de motocicletas da Guarda Municipal chega à reta final

Capacitação termina nessa quinta-feira (19) com atividades no Kartódromo Internacional de Imperatriz

Publicado em: 16/08/2021 por Dema de Oliveira

Curso de pilotagem de motocicletas da Guarda Municipal chega à reta final

Além dos guardas, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran) também participam do curso. (Foto: Patrícia Araújo)

Integrantes da Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) participam de mais um curso de capacitação. Objetivo é aprimorar habilidades de condução com maior segurança no uso das motocicletas, que realizam as rondas motorizadas, para o enfrentamento do crime. Trata-se do curso básico e avançado, de forma teórica e prática.

O curso, que iniciou na quarta-feira (11), com demandas inicialmente no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, agora é realizado no Kartódromo Internacional de Imperatriz, tem término para esta quinta-feira (19).

Além dos guardas, agentes da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (Setran) também participam do curso. No final, todos estarão inteirados de elementos de direção ofensiva, técnicas de pilotagem, deslocamento em trânsito urbano, tipos de formação, sinalização internacional, pista de maneabilidade, técnicas de condução off-road, e reações de sobrevivência.

O curso é ministrado por Ismael Soares de Oliveira Andrade, agente da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ele também é advogado e participante do quadro de motocicletas da PRF, desde 2007, integrante do quadro de instrutores de motociclismo do órgão desde 2011, instrutor credenciado da Harley Davidson Brasil desde 2014 e administrador da Escola de Pilotagem Cavalo de Aço, desde 2014.

“Este curso é muito importante para a segurança de quem trabalha com motocicleta. Ele dará aprimoramento aos pilotos, para reduzir a quantidade de acidentes e para que atendam melhor a população, em termos de resposta para qualquer eventualidade que o profissional seja acionado. Estamos ministrando desde o mais básico, que é a direção ofensiva, conhecimento, previsão, atenção e habilidades, até técnicas mais rebuscadas, como a frenagem emergencial, deslocamento em grupo, manuseio do armamento na motocicleta. O curso é 20% de teoria e 80% de prática”, explicou Ismael Andrade.

O delegado de Polícia Civil, Josenildo José Ferreira, comandante da GMI, que acompanha de perto o evento, também destacou a iniciativa. “É importantíssimo que haja uma continuidade de treinamento dos guardas municipais, para que eles possam executar o trabalho no trânsito de maneira mais adequada. Esse curso possibilita não apenas o ensinamento de técnica de pilotagem, mas principalmente a utilização de motocicletas em abordagens de veículos”.

 

 

 

Guarda Municipal