FUNDEF/FUNDEB

INVESTIMENTO

Escola Antonio Leite abre calendário de inaugurações em 2021

Nova unidade será decisiva para a melhoria da qualidade de vida no Sebastião Régis

Publicado em: 15/01/2021 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Escola Antonio Leite abre calendário de inaugurações em 2021

Unidade do Sebastião Regis antenderá cerca de 800 alunos do II Período ao 9º Ano do Ensino Fundamental. (Foto: Sara Ribeiro)

Início de ano com entrega de obra, muito almejada pela comunidade do Residencial Sebastião Régis. A Prefeitura inaugurou nesta sexta-feira, 15, a Escola Municipal Antônio Leite Andrade. Unidade construída do zero dará conforto, qualidade de vida e de aprendizagem para os quase 800 alunos que serão matriculados na instituição.

A obra foi conduzida pela Secretaria Municipal de Educação, Semed. O novo equipamento público integra o pacote de obras com investimento do Precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, Fundef.

Com investimento de R$ 3.012.219,39 o prédio foi construído com metodologia inovadora em paredes de concreto e telhado termo acústico. É composta por nove salas de aula climatizadas, sala de recurso, setor administrativo, biblioteca, laboratórios de robótica e de ciências, área de convivência e quadra coberta.

“Estamos fazendo uma verdadeira revolução na educação. Já entregamos 18 prédios novos e vamos entregar outros 36 que estão com obras em andamento, todas no mesmo padrão de qualidade. Essa revolução não é só em estrutura física, mas em qualidade e respeito aos nossos profissionais e alunos. Mesmo em meio a essa pandemia conseguimos avançar em estrutura física e pedagógica, com adoção do ensino remoto via plataforma virtual, aquisição de materiais específicos para essa nova realidade e na qualificação”, detalha José Antônio Pereira, secretário municipal de Educação.

A moradora Ana Luiza Moraes afirma que irá estudar na escola, pois além de ser perto de casa, viu que está muito bonita. “Achei interessante as novidades dos laboratórios, biblioteca e que as salas terão centrais de ar. Ainda não tinha estudado em uma escola assim, tão chique”, comemorou.

Entregue oficialmente à comunidade, a nova unidade receberá matriculas já para o ano letivo de 2021. Serão vagas para as turmas de Educação Infantil, com I e II período; Ensino Fundamental de 1º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos, EJA, conforme detalhou o prefeito Assis Ramos:

“Essa é a primeira obra da nossa segunda gestão e tem uma simbologia muito importante pra mim. Além de atender à comunidade do Sebastião Regis, que tanto esperou por esse momento, leva o nome de um grande amigo meu e de Imperatriz, o doutor Antonio Leite. O maior legado que um pai pode dar pra um filho é a educação, e o prefeito é uma espécie de pai de toda a comunidade. É enorme minha satisfação em deixar esse legado. Todos os setores da gestão são importantes, mas a educação é fundamental, pois podem nos tirar tudo, menos a educação e com conhecimento é que as portas do futuro se abrem”, agradeceu.

Homenageado - Antônio Leite Andrade nasceu em 30 de abril de 1947, na cidade de Goiânia –GO. Mudou para Imperatriz – MA, cidade de escolheu morar e contribuir com o desenvolvimento. 

Médico e empreendedor, fundou a Diagcentro, clínica de diagnóstico por imagem de Imperatriz e região, e depois a Clínica da Imagem. Também foi visionário na área educacional. Em 1986 criou o Centro Educacional Renovado de Imperatriz Ltda., mais conhecido Escola Ceril-Objetivo. Alguns anos depois foram encerradas as atividades do ensino básico com a escola e partiu para novas possibilidades, fundando em 2001 a Faculdade de Imperatriz (Facimp), instituição de ensino superior particular.

Foi ainda suplente de senador entre 1999 a 2007 e Senador em 2005, quando assumiu o lugar de João Alberto. Morreu no dia 11 de agosto de 2020, com 73 anos e foi a óbito em decorrência de problemas cardíacos, após seis meses internado na cidade de São Paulo. Era divorciado e tinha três filhos.

FUNDEF/FUNDEB