Notícias

MEDIDA

Equipe de vacinação volante da Covid-19 participa de capacitação

O treinamento aconteceu no Departamento Municipal de Atenção Básica

Publicado em: 19/01/2021 por João Rodrigues

Equipe de vacinação volante da Covid-19 participa de capacitação

O treinamento para servidores da saúde foi realizado nesta terça-feira. (Foto: João Rodrigues)

A Prefeitura de Imperatriz realizou nessa terça-feira,19, no Departamento de Atenção Básica, DAB, a última etapa de treinamento para profissionais de saúde que vão atuar na linha de frente da vacinação contra a Covid-19. Enfermeiros, técnicos de enfermagem e técnicos operacionais de sistema, lotados na Secretaria Municipal de Saúde, Semus, fazem parte da equipe que irá trabalhar de forma volante e já entra em ação nesta quarta-feira, 20.

A secretária municipal de Saúde, Mariana Jales, esteve presente e falou durante a capacitação. “Este é o último encontro que nós estamos fazendo e logo mais vamos iniciar a vacinação em Imperatriz. Hoje é mais para acertar os últimos ajustes com nossa equipe”. 

A coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Sormanne Branco, destacou que doze profissionais participaram do treinamento, sendo sete enfermeiros, um técnico em enfermagem e quatro técnicos operacionais do sistema.

Na capacitação são tiradas eventuais dúvidas dos profissionais quanto à dinâmica da vacinação que é bem diferente das demais campanhas de imunização.

“Porque não será só administrar a vacina, temos também que alimentar o sistema. Essa campanha tem um diferencial que será a inclusão do nome da pessoa e CPF, não é só boletim onde antes se marcava um “x”, para depois informar o sistema”, observou Sormanne.

Pelo cronograma apresentado no treinamento, a vacinação será aplicada para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, começando pelos trabalhadores que estão na linha de frente de enfrentamento da Covid 19. 

“A proporção que forem chegando os lotes da vacina os demais grupos prioritários serão contemplados, queremos garantir que toda população será vacinada”, frisou. 

Em discurso durante o treinamento, Mariana Jales, também ressaltou que este é um momento muito importante e de esperança para o Brasil, o Maranhão e Imperatriz,  após um ano de 2020 de muitas dificuldades, devido à pandemia. E frisou que o momento é de vitória e gratidão em que “vencemos e estamos firmes”.

“Esta equipe foi escolhida a dedo e quero parabenizar vocês por estarem nos ajudando neste momento, que é de muita gratidão e vitória. Vamos conseguir a cada dia fazer com que um número cada vez maior de pessoas sejam imunizadas para eliminar de vez, se Deus quiser, essa doença”, complementou.

Mariana adiantou que o Plano Municipal de Vacinação contempla a imunização de trabalhadores da saúde da linha de frente de combate à Covid-19 nos seguintes locais: Hospital de Campanha, Macrorregional de Saúde, Materno Infantil da ala Covid, Socorrinho, os dois ambulatórios Covid-19 e equipes que estão trabalhando. 

Notícias