Educação

AVANÇOS

Prefeitura participa de Encontro "FNDE em Ação"

Evento foi articulado pelo deputado federal Cleber Verde

Publicado em: 25/11/2021 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Prefeitura participa de Encontro "FNDE em Ação"

Na oportunidade, o secretário destacou a importância da captação de recursos para a construção de duas novas unidades escolares, no segmento da Educação Infantil, bem como aquisição de ônibus e equipamentos escolares. (Foto: Sara Ribeiro)

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), representada pelo secretário José Antonio Pereira, participou nesta quinta-feira (25), através de videoconferência, do Encontro FNDE em Ação, realizado na capital, São Luís.

Promovido pelo deputado federal Cleber Verde (Republicanos/MA), o evento contou com a participação de Gabriel Vilar, diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais-DIGAP, Garigham Amarante Pinto, diretor de Ações Educacionais-DIRAE (Merenda e Transporte Escolar), Waldir João Ferreira da Silva Junior, diretor financeiro – DIFIN e técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para atendimento personalizado aos municípios para tirar dúvidas, orientações sobre pendências e ações relacionadas à área educacional.

O secretário teve momento particular com o deputado Cleber Verde e o diretor Gabriel Vilar, com oportunidade para tratar sobre a liberação de projetos como a reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos Professor Telasco Pereira Filho. “O projeto prevê a reestruturação e revitalização do espaço físico escolar, contempla ações como substituição da antiga estrutura de cobertura em madeira por estrutura metálica, substituição de pisos, forro, climatização, novas salas e cobertura da quadra poliesportiva”, explicou José Antonio Pereira.

Prontamente, Cleber Verde e Gabriel Vilar atenderam ao pedido de liberação dos recursos para início da obra nos primeiros meses de 2022. “Em janeiro, vamos liberar o Plano de Ações Articuladas (PAR 4) e Imperatriz será contemplada”, afirmou Gabriel Vilar.

Na oportunidade, o secretário destacou a importância da captação de recursos para a construção de duas novas unidades escolares, no segmento da Educação Infantil, bem como aquisição de ônibus e equipamentos escolares. “São projetos que já estão incluídos no PAR e que com apoio do deputado Cleber Verde e a excelente articulação política do prefeito Assis Ramos, iremos garantir os recursos”, finalizou José Antonio.

PAR, o que é? - O Plano de Ações Articuladas é uma estratégia de assistência técnica e financeira iniciada pelo Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, instituído pelo Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007, fundamentada no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), que consiste em oferecer aos entes federados um instrumento de diagnóstico e planejamento de política educacional, concebido para estruturar e gerenciar metas definidas de forma estratégica, contribuindo para a construção de um sistema nacional de ensino.

Educação