Educação

TECNOLOGIA

Gestores recebem orientação sobre Programa Educação Conectada

A proposta é melhorar a conectividade nas escolas

Publicado em: 26/08/2021 por Sara Ribeiro

Secretaria de Educação

Gestores recebem orientação sobre Programa Educação Conectada

As escolas executoras do Educação Conectada dialogaram ainda sobre os planos de atendimento, operacionalização, execução, monitoramento e prestações de conta do recurso. (Foto: Sara Ribeiro)

Gestores e coordenadores das 135 escolas das redes municipal de ensino participam de uma série de encontros formativos promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Associação dos Gestores (Agesmi), com objetivo de orientar sobre o programa Educação Conectada, do Governo Federal. Cronograma iniciado nesta quinta-feira (26), reuniu 25 profissionais no auditório da Escola Municipal Luís de França Moreira.

A proposta é melhorar a conectividade nas escolas, tendo em vista que o Município investiu em implantação de banda larga com fibra óptica e distribuiu internet nas unidades de ensino. “Porém, para que o potencial da internet seja explorado é necessário que as instituições escolares, que recebem recurso próprio para esse fim, invistam em aquisição de equipamentos adequados para melhorar a conexão das escolas e, consequentemente, o acesso dos professores”, frisou José Antonio Pereira, secretário de Educação.

As escolas executoras do Educação Conectada dialogaram ainda sobre os planos de atendimento, operacionalização, execução, monitoramento e prestações de conta do recurso. Desde 2019, a gestão tem dedicado-se à fase de disseminação, implementação do programa, ampliação da meta de atendimento e avaliação dos resultados na qualidade da educação em conectividade.

Sobre o Educação Conectada - foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) e parceiros para fomentar a incorporação de tecnologia e inovação nas escolas por meio de oferta de conexão à internet, conteúdos educacionais digitais e formação de profissionais. A ideia é desenvolver uma educação que estimule práticas pedagógicas inovadoras, utilizando tecnologias para promover aprendizagem dos alunos, eficiência na gestão e desenvolvimento profissional para gestores e professores.

Educação