Desenvolvimento Econômico

COMEMORAÇÃO

Prefeitura reforça potencial turístico de Imperatriz

O Dia Nacional do Turismo é comemorado em 8 de maio

Publicado em: 07/05/2021 por Regilson Borges

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Prefeitura reforça potencial turístico de Imperatriz

Superintendência de Turismo elenca os principais motivos que reforçam a força turística de Imperatriz (Foto: Maira Soares)

O Dia Nacional do Turismo é comemorado em 8 de maio. E a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência de Turismo, elenca os principais motivos que tornam o potencial turístico da cidade relevante. São diversos segmentos que atraem pessoas de todos os cantos, como lazer, negócios e eventos. 

A movimentação econômica que o turismo traz para a cidade é inegável. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo mostra que o setor foi um dos que mais cresceu nos últimos anos, cerca de 2,2%, o que representa mais de 200 bilhões de reais.

Desde o vendedor ambulante, que comercializa comida em sua banquinha, aos donos de hotéis e o comércio em geral, todos saem ganhando. A turismóloga da Sedec, Lizandra Carvalho, reforça os atrativos que Imperatriz possui para quem vem de fora.

“Temos uma cidade repleta de atrativos. Desde os pontos históricos e culturais, parques aquáticos, as praias no período de veraneio e os grandes eventos anuais, como a Exposição Agropecuária, Fecoimp, Feira da Beleza, e o Salão do Livro, são exemplos de eventos e atrações que movimentam diversos setores em Imperatriz”, comenta Lizandra.

As praias que surgem ao longo do Rio Tocantins, quando o volume de água baixa e os bancos de areia se formam, são um dos principais atrativos da cidade. A Prefeitura de Imperatriz todos os anos monta uma infraestrutura para receber os banhistas, como palcos para shows, segurança com a Defesa Civil, além da iluminação. As praias do Cacau e do Meio são responsáveis por divertir milhões de pessoas todos os anos.

"A localização privilegiada é outro ponto positivo. Imperatriz é cortada pela BR 010, que liga o município a quatro capitais, como São Luís, Palmas, Belém e Teresina. Um aeroporto e uma rodoviária com voos e ônibus saindo diariamente da cidade facilita a vinda de novas pessoas. A rede hoteleira com diversas opções de acomodações recebe muito bem quem decidi passear por aqui", lembra o secretário da Sedec, Wilson Filho.

A cidade também é considerada porta de entrada para a Chapada das Mesas, formada por inúmeras cachoeiras, que ficam localizadas nas proximidades de Carolina, com uma distância de 200km até Imperatriz.

PRINCIPAIS PONTOS TURÍSTICOS DE IMPERATRIZ

Beira Rio,

Praça Mary de Pinho,

Praça Brasil,

Quatro Bocas,

Estádio Frei Epifânio,

Pomar Comunitário,

Porto da Balsa,

Centro de Artesanato,

Rua XV de Novembro,

Mercadinho,

Praça de Fátima,

Igreja Santa Teresa D’Ávila,

Praça Mané Guarrincha,

Praça da Cultura,

Mercado do Peixe,

Academia Imperatrizense de Letras,

Centro de Artesanato,

Capela Bom Jesus,

Templo Central da Assembleia de Deus,

Catedral Nossa Senhora de Fátima,

Museu Uemasul.

Desenvolvimento Econômico