Defesa Civil

SERVIÇO

Prefeitura continua com monitoramento de riachos e rio Tocantins

Mesmo com uma baixa no volume das chuvas, a Defesa Civil trabalha com ações preventivas

Publicado em: 18/03/2021 por Islene Lima

Superintendência de Defesa Civil

Prefeitura continua com monitoramento de riachos e rio Tocantins

Ação preventiva é realizada juntamente com outros órgãos municipais (Foto: Patrícia Araújo)

Diariamente a Prefeitura de Imperatriz, por meio da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil, Sumpdec, realiza o monitoramento dos riachos que cortam a cidade, além do trabalho de controle de cheia do rio Tocantins, especificadamente em torno da área ribeirinha. 

Ação consiste no mapeamento visando a prevenção, a fim de amenizar danos em casos de cheias dos riachos e do rio. Medida leva em consideração as evidências constatadas em cada riacho, além do período chuvoso em que a região se encontra.

De acordo com o superintendente Josiano Galvão, ano passado no mês de março choveu 750 mm, porém o esperado era 315 mm, ultrapassando mais de 100% do esperado. Já esse ano, até o dia 17 de março, só choveu 30% do aguardado, sendo que a previsão é de 315 mm, ou seja, houve uma redução significativa comparado ao mesmo período de 2020.

“Graças a Deus até o momento não tivemos imprevistos maiores com relação a transbordamento ou alagamentos na cidade, mas isso é reflexo da operação conjunta da Defesa Civil e outros órgãos municipais, que trabalham incansavelmente na prevenção com medidas efetivas e a longo prazo”, afirma Josiano.

Além disso, ele destaca também as ações em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Sedes, que já estão sendo desenvolvidas em caso de alagamentos com desabrigados.

“Nós estamos em alerta, por isso nossa equipe faz o monitoramento do rio, monitora as famílias ribeirinhas e orienta sobre uma possível enchente. A Sedes, Secretaria de Educação e a rede de igrejas já disponibilizaram locais em caso de desabrigados, com abrigos aptos e em escolas, o abrigo da própria Sedes e as igrejas para receber as famílias”, destaca o superintendente da Defesa Civil.

Em caso de dúvidas ou qualquer emergência, a Defesa atende por meio do WhatsApp pelo número (99) 99152-0832.

Defesa Civil