Defesa Civil

NORMAS

Fiscalização verifica regras de prevenção à Covid-19 em Imperatriz

Ação ocorreu em diversos bairros da cidade com duas festas clandestinas encerradas

Publicado em: 01/02/2021 por Islene Lima

Superintendência de Defesa Civil

Fiscalização verifica regras de prevenção à Covid-19 em Imperatriz

O trabalho de fiscalização envolve rondas preventivas, vistorias e verificação de denúncias da população (Foto: Maira Soares)

Com a oscilação de casos da Covid-19, a Prefeitura intensifica as fiscalizações em casas noturnas, bares, restaurantes, entre outros estabelecimentos. Objetivo é cumprir as normas do Ministério Público Federal e decreto municipal, que determina a proibição de qualquer tipo de aglomeração, que exceda o limite determinado de 50% em qualquer ambiente. 

Só neste fim semana, foram cerca de 200 estabelecimentos fiscalizados, ocorrendo uma notificação em estabelecimento na Beira Rio, por desobediência. Além disso, festas clandestinas em uma barbearia no centro e no Parque Alvorada, foram encerradas. 

O secretário de governo, Eduardo Soares Sousa, explica que a operação está sendo bem tranquila e que a população, bem como os empresários, estão cientes da sua responsabilidade. 

“Estivemos na rota Beira Rio, 15 de Novembro, Centro da cidade, Bacuri, Entroncamento, Vila Lobão, Pedro Neiva, Buriti, Parque Alvorada, Godofredo Viana, entre outros bairros, realizando as fiscalizações. Também fazemos orientação sobre os protocolos de segurança”, afirma o secretário. 

Ações são realizadas com as equipes do Meio Ambiente, Cultura, Seplu, Vigilância Sanitária, Secretaria de Governo, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Polícia Militar e a Defesa Civil que, além de contribuir diretamente no cumprimento das exigências contidas no decreto, exige também os certificados para a autorização anual de funcionamento de empreendimentos.

Josiano Galvão, superintendente da Defesa Civil, ressalta que nas inspeções são exigidos os itens obrigatórios como: extintor de incêndio devidamente instalado (com sinalização e demarcação), luminárias de emergências, saída de emergência, parte elétrica revestida e embutida, além da estrutura física em conformidade com as normas de segurança, envolvendo a conservação das paredes, telhado, piso e banheiro.

Em caso de aglomeração ou qualquer desobediência ao cumprimento da ordem e das normas sanitárias para a não proliferação do vírus, qualquer pessoa pode denunciar através da Defesa Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal. 

Defesa Civil