Cultura

PROGRAMAÇÃO

Último dia de Virada Cultural bate record de público

Aproximadamente 7 mil pessoas estiveram presentes na Beira Rio

Publicado em: 01/01/2021 por Kalyne Cunha

Fundação Cultural de Imperatriz

Último dia de Virada Cultural bate record de público

7 mil pessoas festejaram a virada de ano ao som de um mix de ritmos (Foto: Edmara Silva)

Nesta quinta-feira, 31 de dezembro, a Prefeitura de Imperatriz, por intermediação da Fundação Cultural. FCI, realizou o tradicional réveillon. Programação ocorreu na Concha Acústica da avenida Beira Rio e contou com a participação de artistas e bandas locais, Wellington Tigrão, Breno & ATT, A Resistência e Náguia Brasill.

Iniciativa faz parte do conjunto de ações para amparar artistas locais, durante o período de pandemia da Covid-19, contemplados no edital de Premiação Neném Bragança de Música (nº 005/2020 – FCI/FUMIC), viabilizado através de verba Federal, advinda da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020).

O presidente da FCI, Olímpio Pereira Marinho Filho, o Gury, explica que, “a Virada Cultural foi uma forma de comemorar as festas de fim de ano, com o público descentralizado, durante três dias. O evento enalteceu artistas locais e aqueceu o comércio na Beira Rio”, enfatiza o gestor que promete que o projeto entrará para o calendário da cidade.

Com repertório atualizado, a cantora Náguia Brasil faz um balanço do projeto em meio ao cenário de pandemia. "É uma honra fazer o réveillon na Beira Rio de Imperatriz. Realizei um dos meus sonhos, que faz parte da minha carreira ao longo dos meus 15 anos. Agradeço à Prefeitura de Imperatriz, na pessoa do prefeito Assis Ramos e a Fundação Cultural por esse projeto lindo que nos ajudou e valorizou os artistas da cidade, por ter sido um ano difícil. Fomos os primeiros a parar e os últimos a voltar ao trabalho. Encerro o ano de 2020 com o pé direito, sendo valorizada por essa gestão”, conclui a artista.

Para garantir a segurança das famílias e dos brincantes, o Major Sérgio da Polícia Militar, PM, explicou que “as vias de acesso para a avenida Beiro Rio foram bloqueadas, com objetivo de impedir que pessoas portassem garrafas de vidro dentro dos seus veículos. O policiamento foi reforçado por 100 militares, que estavam organizados em motocicletas, cavalaria e ronda para garantir a segurança de mais de 7 mil pessoas”.

Sobre a Virada Cultural, a autônoma Maria Carvalho só têm elogios. “Achei tudo muito lindo! A queima de fogos foi linda! Do mix de ritmos, o que mais gostei foi da banda de rock. A Prefeitura está de parabéns”.

Exatamente nos primeiros segundos de 2021, houve a queima silenciosa de fogos, como despedida do ano que se passou e dando boas-vindas ao ano novo. O bom funcionamento e a ordem do local foram garantidos pela Guarda Municipal, Defesa Civil, Setran, Samu, Fundação Cultural, Sinfra e Polícia Militar.

 

Cultura