Cultura

NOVO PRAZO

Prorrogadas as inscrições do edital de premiação cultural “Seu Luizão da Zabumba”

Os grupos folclóricos de Imperatriz podem se inscrever até 03 de junho

Publicado em: 26/05/2022 por Rafael Pestana

Fundação Cultural de Imperatriz

Prorrogadas as inscrições do edital de premiação cultural “Seu Luizão da Zabumba”

Para participar da seleção, os grupos precisam dispor de espetáculo montado, pronto para apresentação cultural de duração entre 25 e 35 minutos. (Foto: Samuel Souza)

A Prefeitura de Imperatriz, por meio da Fundação Cultural (FCI), prorrogou nesta quinta-feira (26) o período de inscrições do edital de premiação cultural “Seu Luizão da Zabumba”. Para os grupos que tiverem interesse em participar da seleção, o prazo foi prorrogado até o dia 03 de junho. O edital irá selecionar 15 (quinze) grupos folclóricos, que serão premiados com o valor de  R$ 5.000 cada. A publicação possui verba global de R$ 75.000,00, proveniente do Fundo Municipal de Incentivo à Cultura (FUMIC).

“O edital busca manter o desenvolvimento das atividades que fortaleçam a produção cultural e principalmente a nossa economia criativa. Além de que estamos sempre tentando amenizar as consequências decorrentes do longo período que esses grupos estiveram parados devido à pandemia do novo coronavírus”, comenta Paulinho Lobão, presidente da FCI, sobre a medida que faz parte do pacote de ações da Prefeitura de Imperatriz, para fomentar economicamente os grupos e coletivos folclóricos.

Entre os requisitos para participar da seleção, os interessados precisam comprovar que são pertencentes à cidade de Imperatriz, sendo vetado a participação de grupos oriundos de outros municípios. Também é preciso que disponham espetáculo montado pronto para apresentação cultural de duração entre 25 e 35 minutos. Os proponentes também precisam comprovar que existem e atuam na cidade há pelo menos 02 anos. 

Outra obrigatoriedade para participação na seleção do edital de premiação cultural, é que o grupo proponente esteja cadastrado no Mapeamento Cultural no Município de Imperatriz, que pode ser realizado através do site oficial da Prefeitura, em https://cultura.prefeituradeimperatriz.com/cadastro-cultural). 

Sobre o edital

O edital de premiação cultural Seu Luizão da Zabumba é um dos mecanismos do Município destinados para fomento, produção e incentivo cultural para manutenção e fortalecimento das manifestações culturais que se enquadram na categoria de cultura popular. Podem concorrer ao edital grupos folclóricos, que sejam representados por pessoa física (maior de 18 anos) ou jurídica, seja com ou sem fins lucrativos. Os grupos devem se enquadrar nas categorias: Bumba Meu Boi, Quadrilhas Juninas e Grupos de Danças Folclóricas.

Para mais informações e acesso ao edital completo, clique aqui

Cultura