Cultura

CULTURA

Prefeitura realiza projeto itinerante Virada Cultural

A iniciativa terá como atrações os contemplados no edital de premiação Neném Bragança de Música

Publicado em: 18/12/2020 por Rafael Pestana

Fundação Cultural de Imperatriz

Prefeitura realiza projeto itinerante Virada Cultural

A Virada Cultural terá início no dia 21, no Calçadão, com a presença de artistas contemplados pelos editais de premiação destinados ao fomento do setor cultural, durante a pandemia (Foto: Samuel Souza)

A partir da próxima semana, a Prefeitura de Imperatriz, por intermediação da Fundação Cultural do município, FCI, dá início ao projeto Virada Cultural, que tem o objetivo de valorizar e fortalecer a diversidade musical da cidade.

Iniciando no Calçadão, durante os dias 21, 22 e 23, e sendo realizado também nos dias 29, 30 e 31, na Concha Acústica da Beira Rio, a ação segue cronograma itinerante para evitar aglomeração nas festividades de fim de ano. O projeto tem como ponto alto a valorização dos artista locais.

“Devido à pandemia da Covid-19, a Prefeitura de Imperatriz remodelou as festividades de virada de ano, tentando seguir, na medida do possível, os protocolos de prevenção à doença recomendados pelos órgãos de saúde. Levando em consideração que muitos comerciantes locais dependem desse período de comemoração, a FCI pensou em uma ação que será realizada a longo prazo, contemplando o máximo de pessoas possíveis, sem gerar grandes aglomerações”, destaca Olímpio Pereira Marinho Filho, o Gury, presidente da Fundação Cultural.

Programação, além de simbolizar um resgate dos eventos ao vivo, também é uma ação que faz parte do conjunto de medidas adotadas pela Fundação Cultural, para amparar os artistas locais, durante o período de pandemia do Novo Coronavírus, Covid-19. A iniciativa contará com artistas que foram contemplados no edital de Premiação Neném Bragança de Música (nº 005/2020 – FCI/FUMIC), viabilizado através de verba Federal, advinda da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020).

Foram contemplados artistas solos, duplas, trios, grupos e bandas, que em contrapartida realizarão shows gratuitos, em espaços públicos, para a população imperatrizense. A Virada Cultural de Imperatriz contará com infraestrutura completa, com som e iluminação, mantidos com recursos próprio do município. Apesar de ser realizado como alternativa à tradicional virada de ano, o projeto prossegue também em 2021, contando com edições itinerantes, desse modo, favorecendo mais artistas classificados pelo Prêmio Neném Bragança de Música.

Dos 117 inscritos para concorrer ao edital de nº 005, 80 atenderam aos critérios da premiação cultural e foram selecionados. De acordo com as categorias, foram 12 artistas solo, 05 duplas, 10 trios, 23 grupos e 30 bandas, todos artistas locais.

Confira a programação da Virada Cultural de Imperatriz no Calçadão:

Dia 21/12

18h - Jean Rios & Aziz Baury

19h - Washington Brasil

 

Dia 22/12

18h - Marcelo Rios

19h - Iago Fontinele

 

Dia 23/12

18h – João Neres

19h - Karleyby Allanda

Cultura