Cultura

ESPECIAL 2022

Confira as principais ações da Cultura imperatrizense em 2022

Forte apoio aos artistas locais marcam os investimentos da Fundação Cultural de Imperatriz

Publicado em: 27/12/2022 por Regilson Borges

Fundação Cultural de Imperatriz

Confira as principais ações da Cultura imperatrizense em 2022

Apoio a grupos juninos também ocorreu, em um dos períodos mais festivos da cidade. (Foto: Edmara Silva)

Depois de um ano desafiador, a Fundação Cultural de Imperatriz (FCI), apresenta os principais resultados alcançados na cidade, em 2022. São diversas vertentes que norteiam os trabalhos, como editais de fomento a cultura e apoio em ações e eventos municipais.

Para o fortalecimento da cultura local, o Conservatório de Música da cidade abriu edital de seleção para ofertar, gratuitamente, aulas de violão, teclado, flauta doce, coral infantil, percussão, teatro, violino, instrumentos de sopro e ingresso no coral da escola. São aproximadamente 300 crianças, jovens e adultos contemplados com o programa.

Outros projetos também foram apoiados pela Lei Aldir Blanc, como um site para guardar a memória do Teatro Ferreira Gullar. Na área musical, o lançamento do single Paralisou, com a participação do rapper Ceejay, filho do cantor Buchecha. A música da cantora imperatrizense Wes foi possível por meio do apoio da Lei, e intermediado pela Fundação.

Durante o Carnaval, houve a realização do Festival de Marchinhas. O evento, tradicional na cidade, em 2022 foi realizado online, como forma de garantir que os compositores das músicas fossem contemplados neste momento festivo. As transmissões ocorreram pelo Facebook, Instagram e YouTube.

As escolas municipais também foram agraciadas com a Caravana Nossa Arte nas Escolas. O projeto realiza atividades de cunho cultural com as crianças, como oficinas e apresentações sobre a cultural local. Outro fator importante do trabalho realizado pela FCI, é o apoio as ações das secretariais municipais para apresentações culturais, além da realização do Festival do Açaí no Povoado 1700.

Outra grande ação foi realizada durante a Copa do Mundo. A Fundação organizou, na Praça da Cultura, toda a estrutura necessária para os torcedores da seleção brasileira pudessem acompanhar os jogos do Catar. “E na Copa do Mundo não poderia ser diferente. A Fundação Cultural proporcionou aos imperatrizenses segurança e conforto. O Hexa não veio, mas a festa foi bonita nos dias de jogos”, comenta o presidente da FCI, Paulinho Lobão.

Agora com as proximidades das festas de fim de ano, os alunos do Conservatório de Música farão apresentação da Cantata Estrela de Natal, em diversos locais da cidade.

 

Cultura